Exportação

Área: Exportação.

Resumo:

Exportação é a saída de bens, produtos e serviços do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento, como venda de produtos, ou não, como nas doações.

Todas as empresas podem realizar exportação para exterior, por isso mesmo, o tema é de grande relevância. Assim, estamos publicando diversas "Perguntas & Respostas", acesse e confira:

CCT: Formação de lote com fim específico de exportação. (Atualizado em: 20/07/2025)

Como se deve proceder no caso de cargas enviadas para o local de despacho amparadas em nota de remessa para formação de lote e que depois da recepção são vendidas com fim específico de exportação para outra empresa exportadora?


CCT: Informação do transportador. (Atualizado em: 20/07/2025)

No momento do registro da recepção da carga, deve ser informado o transportador que irá levar as cargas para o exterior?


CCT: Carga com situação Estocada. (Atualizado em: 20/07/2025)

Fiz uma consulta (pós ACD) no CCT e o sistema me informa que as cargas estão na situação “Estocada”. O que isso quer dizer?


CCT: Utilização do DAT. (Atualizado em: 20/07/2025)

Os transportadores que vinham realizando trânsitos aduaneiros nacionais de cargas exportadas por meio de DE e DSE deverão se habilitar no Siscomex para poder registrar o Documento de Acompanhamento de Trânsito (DAT), a fim de efetuar o trânsito aduaneiro nacional de cargas exportadas por meio de DU-E?


CCT: Mudança de transportador no trânsito aduaneiro. (Atualizado em: 20/07/2025)

A carga transportada em trânsito aduaneiro de exportação até o local de embarque pode ser entregue diretamente a um outro transportador no destino do trânsito?


CCT: Sobra no controle de estoque dos recintos. (Atualizado em: 20/07/2025)

Caso uma mercadoria seja recepcionada em recinto e essa recepção seja registrada no CCT, mas a carga não seja exportada por meio de DU-E, mas, sim, por meio de DE, como o depositário deve proceder para que esses registros sejam baixados do seu estoque no CCT?


CCT: Movimentação de carga para outro local. (Atualizado em: 20/07/2025)

A carga foi recepcionada em um recinto, mas, antes de ser submetida a despacho, foi preciso movê-la para outro local, quais registros devem ser feitos no CCT nesse caso?


CCT: Não averbação da exportação. (Atualizado em: 20/07/2025)

Uma carga foi embarcada para o exterior, porém a exportação ainda não foi averbada, o que pode ter ocorrido?


CCT: Via de transporte por meios próprios - DAT. (Atualizado em: 20/07/2025)

Em que situações se deve declarar a via de transporte “meios próprios” na elaboração de um DAT?


CCT: Opção nacionalidade estrangeira. (Atualizado em: 20/07/2025)

Quando deve ser utilizada a opção “nacionalidade estrangeira” para uma entrega de carga?


CCT: Etapa Entregar Carga. (Atualizado em: 20/07/2025)

Na etapa “Entregar Carga”, o sistema exige a informação de um CNPJ/CPF, porém o meu transportador é estrangeiro. Como devo proceder?


CCT: Cancelamento de DU-E com vínculo de RUC. (Atualizado em: 20/07/2025)

Cancelei uma DU-E à qual já havia vinculado um número RUC (Referência Única de Carga). Posso utilizar o mesmo número RUC em outra DU-E?


DU-E (XML): Limite de itens da NF-e para registro. (Atualizado em: 20/07/2025)

Qual o limite de itens da NF-e para registro de DU-E por tela? E por WebService (envio de arquivos no formato XML)?


DU-E (XML): Teste das funcionalidades do novo processo de exportação. (Atualizado em: 20/07/2025)

Como posso testar as funcionalidades do novo processo de exportação se não disponho de equipamentos e conhecimento suficientes para gerar arquivos XML e enviar por WebService?


DU-E (XML): Reprodução do passo a passo descrito no roteiro para a criação de arquivos XML. (Atualizado em: 20/07/2025)

Não estou conseguindo reproduzir o passo a passo descrito no roteiro para a criação de arquivos XML e envio via WebService, o que devo fazer?


Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.

Doações via Pix:

Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:

Doações mensais:

Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:



Transferências bancárias e parcerias:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.