Previdenciário

Compartilhe o conteúdo:

Apresentação:

As relações entre os empresários, as empresas e os seus funcionários é regulada pelo Direito Trabalhista e Previdenciário.

Dentro do Direito do Trabalho encontram-se as leis e normas a serem seguidas tanto pelos empregadores quanto pelos empregados. No Brasil, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT/1943) estipula as normas trabalhistas que devem ser seguidas tanto pelo empregado quanto pelo empregador, podendo empregado e empregador estipularem contratos, em consonância com a CLT/1943, visando a regulação do trabalho. Por sua vez, o Direito Previdenciário regula as relações entre empresas, empregados e previdência social, definindo regras a respeito de recolhimento de contribuições sociais e benefícios previdenciários tais como: aposentadoria, pensões, auxílios doença, licenças maternidade, etc.

Conhecer as normas de Direito do Trabalho e de Direito Previdenciário é essencial para que as obrigações e direitos das empresas e dos empregados sejam cumpridos conforme determinação da Lei. Temas importantes, que podem gerar um passivo de ações para as empresas devem ser tratados com atenção e cuidado. Por exemplo: condições do trabalho e sua jornada, impostos, remuneração, licença maternidade, auxílio doença, empregados dispensados sem justa causa, salário família.

Diante a importância desse ramo do direito, decidimos criar a presente área temática com diversas publicações envolvendo o mundo previdenciário brasileiro. Em nossas publicações procuraremos seguir rigorosamente as normas legais e as emanadas pelos órgãos ligados ao controle da relação de emprego no Brasil, tais como o Ministério do Trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Relação de seções:

Abaixo relacionados todas as seções que fazem parte da presente área temática, são Perguntas & Respostas sobre o assunto: "Previdenciário". Click no título da seção e acesse todos os materiais já publicados:

Aposentadoria
Cadastro Nacional de Obras - CNO
Contribuição Previdênciaria - INSS

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.

Doações via Pix:

Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:

Doações mensais:

Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:



Transferências bancárias e parcerias:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.