EFD-Contribuições

Compartilhe o conteúdo:

Resumo:

A EFD-Contribuições trata de arquivo digital instituído no Sistema Publico de Escrituração Digital (Sped), a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não-cumulatividade.

Trata-se de uma obrigação acessória de grande importância na atualidade, por isso mesmo, incluímos nesta área de nosso site as principais Perguntas & Respostas relativas à EFD-Contribuições. Todos materiais publicados nesta seção foram elaborados em conformidade com a legislação Federal.

Dentre as Perguntas & Respostas já publicados, destacamos:

Retificação da EFD-Contribuições: Prazo para retificação da escrituração. (Atualizado em: 29/11/2023)

Qual é o prazo para retificação da EFD-Contribuições dado pela legislação aos contribuintes das contribuições para o PIS/Pasep e Cofins?


Dispensa de apresentação da EFD-Contribuições: Hipóteses. (Atualizado em: 28/11/2023)

Quem está dispensado da entrega da EFD-Contribuições?


Receitas de fretes, seguro e outras despesas acessórias lançadas em documento fiscal. (Atualizado em: 26/11/2023)

O valor de frete, seguro e outras despesas acessórias, destacado em Nota Fiscal modelo 1 ou 55, que contabilmente é registrado como receita não está sendo validado/apropriado nos registros do Bloco M como receita bruta. Como lançar estas receitas na EFD-Contribuições?


Eventos de sucessão: Envio de mais de um arquivo. (Atualizado em: 26/11/2023)

Em quais situações especiais poderá ocorrer o envio de mais de um arquivo no mesmo mês?


CPRB: Obrigatoriedade de apresentar a EFD-Contribuições. (Atualizado em: 26/11/2023)

Empresa do lucro presumido, sujeita a incidência da contribuição previdenciária sobre a receita bruta, deve apresentar a EFD-Contribuições a partir de março ou julho de 2012?


CPRB: Momento da obrigatoriedade. (Atualizado em: 26/11/2023)

A escrituração da contribuição previdenciária incidente sobre a receita bruta deve ser realizada a partir dos fatos geradores ocorridos a partir de dezembro de 2011?


CPRB: Campo 4 do Registro P100 do Bloco P. (Atualizado em: 26/11/2023)

No campo 4 do Registro P100 do Bloco P devemos informar o valor da receita bruta total do estabelecimento no período. Nesse valor devemos incluir as receitas financeiras e outras receitas não oriundas da atividade da empresa ou devemos apenas considerar a receita exclusiva da prestação de serviços/vendas?


CPRB: Escrituração do Bloco P. (Atualizado em: 26/11/2023)

Quando é necessário escriturar o Bloco P?


CPRB: Habilitação dos Registros. (Atualizado em: 26/11/2023)

Como habilitar os registros do bloco P na interface do PGE ?


CPRB: Lançamento no Registro P100 - Receitas maior que 95%. (Atualizado em: 26/11/2023)

Como fazer no lançamento do Registro P100, quando as receitas das atividades sujeitas à contribuição previdenciária sobre a receita bruta for maior que 95%, em relação às outras receitas?


CPRB: Lançamento no Registro P100 - Receitas menor que 5%. (Atualizado em: 26/11/2023)

Como escriturar a contribuição previdenciária sobre a receita bruta quando a soma das receitas das atividades desoneradas for menor que 5% da receita bruta total?


CPRB: Demais receitas. (Atualizado em: 26/11/2023)

Como devem ser tratadas as demais receitas, de natureza operacional ou não operacional, como os alugueis, aplicações financeiras, venda do ativo imobilizado, etc.? Como código 99999999-Outras Atividades, Produtos e Serviços ou não devem ser informadas estas receitas demais receitas?


Controle de créditos fiscais - Registros 1100 e 1500. (Atualizado em: 26/11/2023)

O valor do saldo credor de períodos anteriores pode ser lançado sem a identificação do mês em que foi apurado?


Substituição tributária: Informação pelos fabricantes/importadores. (Atualizado em: 26/11/2023)

Como informar operações realizadas por fabricantes/importadores de bens sujeitos à substituição tributária do PIS/COFINS?


Substituição tributária: Revenda de bens - Contribuintes substituídos. (Atualizado em: 26/11/2023)

Como informar, no PGE, as operações de revenda de bens sujeitos à substituição tributária de PIS/COFINS, por parte dos contribuintes substituídos?


Primeira
1
2
3
4
5
6
Última

Ajude o Portal:

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.

Doações via Pix:

Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:

Doações mensais:

Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:



Transferências bancárias e parcerias:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.