Item 9 do Manual do eSocial - Tabelas do eSocial

Resumo:

Veremos neste item do Manual de Orientação do eSocial as informações necessárias para compreender as Tabelas do eSocial.

Manual: Manual do eSocial.

1) Introdução:

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um projeto do governo Federal, instituído pelo Decreto nº 8.373/2014, que tem por objetivo desenvolver um sistema de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, armazenando-as em um Ambiente Nacional Virtual, a fim de possibilitar aos órgãos participantes do projeto, na medida da pertinência temática de cada um, a utilização de tais informações para fins trabalhistas, previdenciários, fiscais e para a apuração de tributos e da contribuição para o FGTS (1).

O eSocial estabelece a forma com que passam a ser prestadas as informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício, e de produção rural. Portanto, não se trata de uma nova obrigação tributária acessória, mas uma nova forma de cumprir obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias já existentes. Com isso, ele não altera as legislações específicas de cada área, mas apenas cria uma forma única e mais simplificada de atendê-las.

A prestação das informações pelo eSocial substitui, na forma disciplinada pelos órgãos e entes partícipes, o procedimento do envio das mesmas informações por meio de diversas declarações, formulários, termos e documentos relativos às relações de trabalho.

Operacionalmente, temos que as informações são prestadas ao eSocial por meio de eventos. Tratam-se esses eventos de arquivos com informações dos declarantes, elaborados de acordo com uma estrutura específica e pré-determinada. A forma como os dados devem ser dispostos num evento, as regras de validação de preenchimento dos campos e a estrutura dessas informações, necessárias à composição de um evento, são chamadas de leiaute.

Todos os eventos (de tabelas, não periódicos e periódicos) possuem um leiaute específico e o conjunto desses leiautes, com seus anexos, são publicados e ficam disponíveis no sítio do eSocial. As informações requeridas nos eventos devem ser preenchidas com a observância de 2 (dois) tipos de regras, a saber:

  1. as regras de validação constantes nos próprios grupos e campos do leiaute; e
  2. as regras gerais, constantes de uma tabela específica de regras, publicadas em documento anexo ao arquivo onde constam os leiautes dos eventos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para entrega desses eventos o informante precisa estar ligado nas Tabelas do eSocial, pois as informações delas são utilizadas em diversos eventos dessa obrigação acessória. O eSocial trabalha com 2 (dois) grupos de Tabelas, quais sejam:

  1. eventos de tabelas ou tabelas do empregador; e
  2. tabelas do eSocial.

As tabelas do eSocial (letra "b"), foco dessa publicação, são um grupo de tabelas padronizadas, constantes no Anexo I do leiaute do eSocial. Seu conteúdo não sofre alteração pelo declarante e sim apenas mediante publicação de nova versão desse anexo do leiaute. Até o fechamento dessa publicação, ou na data da sua última atualização, as Tabelas do eSocial são as adiantes indicadas:

TabelaDescrição
Tabela 1Categorias de trabalhadores
Tabela 2Financiamento da aposentadoria especial e redução do tempo de contribuição
Tabela 3Natureza das rubricas da folha de pagamento
Tabela 4Códigos e alíquotas de FPAS/Terceiros
Tabela 5Tipos de inscrição
Tabela 6Países
Tabela 7Tipos de Dependente
Tabela 8Classificação Tributária
Tabela 9Tipos de arquivo do eSocial
Tabela 10Tipos de lotação tributária
Tabela 11Compatibilidade entre categoria de trabalhadores, classificação tributária e tipos de lotação
Tabela 12Compatibilidade entre tipos de lotação e classificação tributária
Tabela 13Parte do corpo atingida
Tabela 14Agente causador do acidente de trabalho
Tabela 15Agente causador / Situação geradora de doença profissional ou do acidente de trabalho
Tabela 16Extinto
Tabela 17Descrição da natureza da lesão
Tabela 18Motivos de afastamento
Tabela 19Motivos de desligamento
Tabela 20Tipos de logradouro
Tabela 21Códigos de incidência tributária da rubrica para o IRRF
Tabela 22Compatibilidade entre FPAS e classificação tributária
Tabela 23Relacionamento entre tipo de valor do FGTS, categoria, origem, código de incidência do FGTS e condição
Tabela 24Agentes nocivos e atividades - Aposentadoria especial
Tabela 25Tipos de benefícios
Tabela 26Motivos de cessação de benefícios
Tabela 27Procedimentos diagnósticos
Tabela 28Treinamentos, capacitações, exercícios simulados e outras anotações
Tabela 29Códigos de Receita - Reclamatória Trabalhista
Tabela 30Formas de tributação para rendimentos de beneficiários no exterior

Nota VRi Consulting:

(1) Que saber mais sobre o eSocial, então acesso o "Manual de Orientação do eSocial" aqui no Portal VRi Consulting.

Base Legal: Item 1 do Manual do eSocial - Apresentação, conteúdo e princípios do eSocial, Item 8.1 do Manual do eSocial - Modelo Operacional do eSocial: Descrição simplificada; Item 9 do Manual de Orientação do eSocial e; Tabelas do eSocial, versão S-1.1 (Checado pela VRi Consulting em 23/09/24).