Tarifas bancárias

Responsável: Banco Central (Bacen).

As tarifas bancárias são valores cobrados pelas instituições financeiras (bancos, cooperativas de créditos, etc.) para prover serviços aos seus respectivos clientes, tais como: a) emissão de talão de cheques; b) saldos; c) extratos; d) transferências; e) segunda via de cartão; f) tarifas de manutenção de conta; g) entre outros.

Vale registrar que essas cobranças só podem ser feitas com sua aprovação, seja assinando um contrato físico ou digital, apertando um botão de "concordo" no site da instituição financeira ou no aplicativo ou, simplesmente, adquirindo um serviço depois de ser avisado sobre o valor cobrado.

Desde o ano de 2008, as instituições financeiras estão obrigadas a informar os valores das tarifas que cobram dos seus clientes, regra regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e Banco Central do Brasil (Bacen). Ou seja, nada de informações disfarçadas em letras que não dão para ler. Todas as tarifas precisam ficar bem visíveis para o público, seja nas agências ou no site da instituição.

Se você é cliente de uma instituição financeira e quer saber o quanto ela está cobrando por cada uma dos serviços postos à sua disposição, então pesquise seu banco (ou cooperativa, ou financeira, etc.) no formulário abaixo que forneceremos a lista de serviços com os respectivos valores atualizados diariamente:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diferença entre taxa e tarifa:

Atenção, as tarifas bancárias são diferentes de taxas. A primeira, tarifa bancária, são opcionais e cobradas por causa dos custos dos serviços prestados ao cliente. Os exemplos práticos são: transferências via TED e DOC, emissão de folhas de cheque e saques.

As taxas, por sua vez, são obrigatórias e determinadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Elas são como os juros, cobrados automaticamente quando o cliente não paga uma conta na data, sendo as mais comuns as que incidem sobre empréstimos.

Principais tarifas cobradas:

Como as tarifas são opcionais, é importante entender exatamente o que pode ser esperado das instituições financeiras. Isso aumenta o controle financeiro e não dá mais aquele susto no fim do mês quando olhar o extrato.

O pacote de serviços oferecido pelos bancos tradicionais costuma ser limitado, por isso várias tarifas podem aparecer sem que você entenda de cara porque elas estão sendo realmente cobradas. As principais cobranças recorrentes ou extras são:

  1. segunda via de cartão: emissão de segunda via para casos de perda, furto ou roubo;
  2. manutenção de conta corrente: custo fixo da mensalidade da conta para garantir as vantagens do pacote escolhido;
  3. extrato impresso: impressões acima da quantidade disponível no pacote;
  4. folhas de cheque: por cada folha a mais do que o que está incluso no pacote de serviços contratado;
  5. saques: quando extrapola a quantidade do pacote;
  6. transferências para contas do mesmo banco (exceto DOC e TED): para cada transferência a mais do que o que está no pacote de serviços. O valor varia de acordo com a plataforma onde a transferência é feita (caixa eletrônico, virtualmente, guichês de caixa das agências ou telefone);
  7. transferências para contas de outros bancos (DOC ou TED): para cada transferência a mais do que o contratado. O valor também varia de acordo com o meio onde é feito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como se livrar das tarifas bancárias?

O primeiro passo para se livrar das tarifas é analisar como você usa a sua conta. Para isso, é importante entender quais são as suas necessidades e o que está incluso no seu pacote atual. Por exemplo, você gosta de usar o cartão de crédito no dia a dia, mas a anuidade tem pesado no seu bolso. Ou então precisa fazer várias transferências no mês, mas precisa pagar por cada uma delas.

Depois que você lista tudo o que usa e precisa, fica mais fácil escolher uma conta que te ajude. E se o objetivo é economizar ainda mais, uma alternativa são as contas digitais com várias vantagens gratuitas. Normalmente, essas contas oferecem várias facilidades e serviços adicionais sem custo, como transferências grátis via Pix ou TED, cartão sem anuidade e programa de recompensas e descontos.

Outra alternativa são as contas universitárias, feitas para jovens estudantes que querem ter uma contas bancária sem tarifas e/ou taxas, ou, no mínimo, uma boa redução nelas.

O que é uma conta digital?

A conta digital é uma modalidade de conta que possui serviços ilimitados e gratuitos quando executados exclusivamente através de meios eletrônicos. Assim, se você utiliza o internet banking com regularidade, essa conta pode ser uma opção bastante vantajosa.

São consideradas, para efeito da gratuidade do serviço, qualquer operação realizada pelo internet banking através de tablets, smartphones, notebooks, computadores e caixas eletrônicos, tais como:

  1. abertura da conta;
  2. TED e DOC;
  3. consulta de saldo e extrato bancário via internet;
  4. saques e depósitos via caixa eletrônico;
  5. pagamento de contas e débito automático;
  6. cartão de débito via correio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que fazer se o banco cobrar indevidamente uma tarifa?

A melhor maneira de identificar cobranças indevidas pelo banco é analisar o extrato bancário todos os mês, assim, você pode identificar uma cobrança indevida rapidamente. Ocorrendo o fato, você precisa entrar em contato com a central de atendimento ou gerente da conta imediatamente.

Vale mencionar que o banco é obrigado a explicar a cobrança detalhadamente, podendo o cliente argumentar ao seu favor. Se o cliente estiver certo, o banco deverá estornar a cobrança.

Os bancos podem aumentar o valor das tarifas?

Sim, podem. Porém, para os clientes pessoas físicas o banco precisa avisar sobre o aumento com antecedência de:

  1. 45 dias para tarifas relacionadas ao cartão de crédito;
  2. 30 dias para os demais serviços, inclusive para os pacotes padronizados.

Saiba mais:

Acesse nossa tag "Tarifa bancária" e saiba mais sobre o assunto:

Tarifa bancária

Códigos dos bancos e ISPB:

Disponibilizamos em nosso sistema uma lista completa com os códigos de bancos (ou número do banco) e dos Identificadores do Sistema de Pagamento Brasileiro (ISPB) utilizados para enviar ou receber transferências entre diferentes instituições financeiras. Podemos citar como exemplo, a transferência de dinheiro do Banco Bradesco para o Santander; do Banco do Brasil para o Itaú, etc. Portanto, o número do banco sempre será necessário quando você tentar fazer uma transferência via Documento de Ordem de Crédito (DOC) ou Transferência Eletrônica Disponível (TED).

Acesse o link abaixo para conferir. Você pode estudar o tema e pesquisar os códigos do seu banco:

Códigos dos bancos e ISPB

ACOMPANHE AS ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) - Operações de crédito (IOF-Crédito)

Examinaremos no presente Roteiro de Procedimentos a tributação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre as operações de crédito (IOF-Crédito), tais como descontos de títulos, saldo devedor de cheques especiais, empréstimos, entre outros. Para tanto, utilizaremos como base o Regulamento do IOF/2007 (RIOF/2007), aprovado pelo Decreto nº 6.306/2007. (...)

Roteiro de Procedimentos atualizado em: .

Área: Imposto sobre Operações de Crédito (IOF)


Técnicos industriais: Técnicos em refrigeração, climatização e ar condicionado - Atribuições profissionais (Resolução CFT nº 123/2020)

Estamos disponibilizando nesta publicação a Resolução CFT nº 123/2020. Esta Resolução veio a definir as atribuições do técnico industrial em refrigeração e climatização e do técnico industrial em refrigeração e ar condicionado, bem como deu outras providencias. (...)

Roteiro de Procedimentos atualizado em: .

Área: Profissões regulamentadas (normas)


Justiça condena empresa ao pagamento de horas extras por tempo gasto em deslocamento interno

Um bombeiro civil que se deslocava 30 minutos dentro do Aeroporto Internacional de São Paulo até o efetivo posto de trabalho teve reconhecido o direito a horas extras. O trajeto, que se repetia no fim da jornada, era realizado em van fornecida pela empresa. A decisão, da 8ª Turma do TRT da 2º região, manteve sentença que deferiu uma hora extra por dia. Na defesa, a empresa admite o uso do veículo. Alega também que em razão do local de atuação do traba (...)

Notícia postada em: .

Área: Judiciário (Direito trabalhista)


Governador Tarcísio envia à Alesp medida que isenta de IPVA veículos híbridos e movidos a hidrogênio

O governador Tarcísio de Freitas apresentou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) proposta que isenta o IPVA a proprietários de veículos movidos à hidrogênio e veículos híbridos com motor elétrico e com motor a combustão. O Projeto de Lei nº 1510/2023 foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado (DOE). A proposta que será analisada pelos deputados estaduais estende o benefício para duas novas modalidades (...)

Notícia postada em: .

Área: Tributário Estadual (ICMS São Paulo)


Assistente administrativa e enfermeiro conseguem redução de jornada para cuidar de crianças com autismo

Em duas decisões recentes, a Segunda e a Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho garantiram a redução de jornada a responsáveis por crianças autistas. Os dois casos se referem à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e se fundamentaram na interpretação sistemática da Constituição e das leis brasileiras e das convenções internacionais ratificadas pelo Brasil. Assistente administrativa O processo julgado pela Segunda Turma foi (...)

Notícia postada em: .

Área: Judiciário (Direito trabalhista)


Sentença reverte justa causa de trabalhadora que comeu frutas destinadas a moradores de casa de repouso

Decisão proferida na 9ª Vara do Trabalho de São Paulo-SP converteu para imotivada a rescisão de uma auxiliar de limpeza que comeu duas maçãs e duas mangas destinadas a moradores de casa de repouso. A sentença ainda concedeu indenização de R$ 5 mil à profissional que não recebeu atendimento médico no dia da dispensa porque a instituição supôs que ela estava fingindo passar mal após o ocorrido. A mulher alegou que ela e uma colega de trabalho recebe (...)

Notícia postada em: .

Área: Judiciário (Direito trabalhista)


Incidência de IOF não se restringe às operações de crédito realizadas por instituições financeiras, decide STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou constitucional a incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de empréstimo entre empresas e pessoas físicas ou entre pessoas jurídicas que não sejam instituições financeiras. Por unanimidade, o Plenário, na sessão virtual encerrada em 6/10, desproveu o Recurso Extraordinário (RE) 590186, com repercussão geral reconhecida (Tema 104). Uma fabricante de autopeças questionava decisão d (...)

Notícia postada em: .

Área: Judiciário (Direito tributário)


Falta reiterada de pagamento implica rescisão indireta

A 14ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região confirmou a rescisão indireta no contrato de trabalho entre um posto de gasolina e um frentista. A ação foi motivada pelos atrasos reiterados de pagamento de salários, vale transporte e vale refeição, além de não pagamento de horas extras habituais. Uma das alegações de defesa da empresa é o de ausência de imediatidade entre as ocorrências relatadas e o ajuizamento da ação. Mas, segundo o (...)

Notícia postada em: .

Área: Judiciário (Direito trabalhista)


Técnicos industriais: Habilitação em desenho de construção civil - Atribuições profissionais (Resolução CFT nº 122/2020)

Estamos disponibilizando nesta publicação a Resolução CFT nº 122/2020. Esta Resolução veio a definir as atribuições do técnico industrial em desenho de construção civil, bem como deu outras providencias. (...)

Roteiro de Procedimentos atualizado em: .

Área: Profissões regulamentadas (normas)


Técnicos industriais: Habilitação em eletromecânica - Atribuições (Resolução CFT nº 121/2020)

Estamos disponibilizando nesta publicação a Resolução CFT nº 121/2020. Esta Resolução veio a definir as atribuições do técnico industrial em eletromecânica, bem como deu outras providencias. (...)

Roteiro de Procedimentos atualizado em: .

Área: Profissões regulamentadas (normas)


Técnicos industriais: Habilitação em mecatrônica - Atribuições

Estamos disponibilizando nesta publicação a Resolução CFT nº 120/2020. Esta Resolução veio a definir as atribuições do Técnico Industrial em mecatrônica, bem como deu outras providencias. (...)

Roteiro de Procedimentos atualizado em: .

Área: Profissões regulamentadas (normas)


Norma coletiva pode exigir frequência integral para concessão de cesta básica

A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho manteve a validade da norma coletiva que estabelece critérios para a concessão da cesta básica, entre eles a assiduidade integral. Para o colegiado, a definição desse critério para o recebimento do benefício é matéria passível de negociação entre os interessados. Critérios A cláusula faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022 firmada entre o Sindic (...)

Notícia postada em: .

Área: Judiciário (Direito trabalhista)


STF vai definir se menor sob guarda tem direito a pensão por morte de segurado do INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) irá discutir se o menor sob guarda pode receber pensão por morte de segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por unanimidade, o Plenário reconheceu a repercussão geral no Recurso Extraordinário (RE) 1442021 (Tema 1.271). Para fins de recebimento da pensão por morte, a Reforma da Previdência de 2019 (Emenda Constitucional 103/2019) equiparou a filho exclusivamente o enteado e o menor tutelado, desde que compro (...)

Notícia postada em: .

Área: Judiciário (Direito em geral)


Trabalhadora que não pleiteou decretação de segredo de justiça em processo deverá indenizar empresa

Uma trabalhadora que ingressou com ação e não pediu que fosse decretado segredo de justiça foi condenada a pagar R$ 6 mil por danos morais a uma instituição bancária, conforme sentença proferida na 8ª Vara do Trabalho de São Paulo-SP. De acordo com a juíza Katiussia Maria Paiva Machado, documentos anexados à petição inicial continham dados sobre remuneração de pessoas físicas e informações sigilosas sobre operações e dados estratégicos do banco (...)

Notícia postada em: .

Área: Judiciário (Direito trabalhista)


Transportadora vai indenizar motorista por assinatura falsa em atestado demissional

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Transkalledy Transporte Ltda., de Ananindeua (PA), a pagar R$ 10 mil de indenização a um motorista, em razão de fraude em sua assinatura em atestado demissional. A perícia demonstrou que a assinatura não era do empregado e, sendo o documento de responsabilidade da empresa, ficou configurada conduta grave passível de compensação por dano moral. Incidente de falsidade Em 2013, o motorista havia (...)

Notícia postada em: .

Área: Judiciário (Direito trabalhista)


Engenheiro será indenizado por uso de equipamento pessoal para trabalhar

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho determinou que a Centro Oeste Asfaltos S.A., de Cuiabá (MT), indenize um engenheiro civil pelo uso de equipamento de laboratório próprio na atividade desempenhada. Segundo o colegiado, o material era usado em benefício da empresa, e os custos do trabalho são de inteira responsabilidade do empregador. Massa asfáltica O engenheiro, que trabalhou de janeiro de 2004 a junho de 2016 para a empresa, conta que f (...)

Notícia postada em: .

Área: Judiciário (Direito trabalhista)


Ajude o Portal:

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.

Doações via Pix:

Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:

Doações mensais:

Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:



Transferências bancárias e parcerias:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.