Postado em: - Área: IPVA paulista.
Falecimento do PCD, o que preciso saber?
A partir da data do óbito a isenção do veículo é baixada (encerrada). Consulte a certidão de isenção. Se a isenção ainda estiver vigente, ou seja, se não foi baixada automaticamente, faça o pedido de baixa de isenção.
Com a baixa da isenção, surgirá débito de IPVA referente aos meses restantes para acabar o ano.
Para consultar os débitos do veículo acesse Consulta de Débitos. Para pagar os débitos, informe o código RENAVAM na rede bancária autorizada ou lotéricas. O sistema calculará automaticamente o valor a ser pago.
Para informações sobre licenciamento e transferência, consulte o Detran/SP.
No caso de falecimento, o veículo poderá ser transferido a um de seus herdeiros, sem necessidade de devolver ao Estado a isenção do ICMS concedida anteriormente. Caso o Detran exija uma autorização da Sefaz para a transmissão, agende atendimento virtual no Posto Fiscal mais próximo do domicílio do PCD falecido.
Para informações sobre isenção PCD de ICMS, consulte a página sobre isenção de ICMS para veículos.?
Base Legal: Grupo "Isenção de IPVA para Pessoas Portadoras de Deficiência" do Perguntas Frequentes sobre IPVA do Estado de São Paulo (Checado pela VRi Consulting em 08/02/25).Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.