Postado em: - Área: Trabalhista.
O empregador poderá deixar de pagar a ajuda de custo quando o empregado deixar de executar as tarefas que justificaram seu pagamento?
A ajuda de custo paga pelo empregador tem por finalidade ressarcir o empregado das despesas decorrentes da necessidade do serviço, tais como as despesas de transporte para visita a clientes, despesas decorrentes da mudança do local de trabalho, entre outros. Referida ajuda de custo tem natureza de verba indenizatória, não se incorporando, portanto, ao contrato de trabalho e não constitui base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.
Portanto, como não se incorpora ao salário, a ajuda de custo poderá ser suprimida a qualquer momento, desde que o empregado deixa de executar as tarefas que justificam seu pagamento.
Importante mencionar que na hipótese do empregador pagar determinado valor com a rubrica "ajuda de custo" sem que o empregado execute tarefa que a justifique e suprima seu pagamento sem qualquer justificativa, deverá pensar na situação e observar os pontos abaixo:
Portanto, o empregador não poderá impor ao empregado condições de trabalho que resultem em redução dos seus ganhos, exceto por força de convenção ou acordo coletivo.
Base Legal: Art. 7º, caput, VI da Constituição Federal/1988 e; Arts. 457, § 2º, e 468 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT/1943 (Checado pela VRi Consulting em 27/02/25).Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.