Postado em: - Área: IRPJ e CSLL.

Lei da Informática: Aspectos Gerais

Resumo:

Comentários de Renan Melo Silva a respeito dos benefícios fiscais instituídos pela Lei da Informática.

Hashtags: #leiInformatica

Lei da Informática: Aspectos Gerais:

A Lei da Informática teve sua primeira versão em 1991 com o advento da Lei nº 8.248/1991 e já concedia incentivos fiscais as empresas do setor de tecnologia que produziam bens e/ou serviços de TI, Tecnologia da Informação (como por exemplo: celulares, notebook, desktops, dentre outros), desde que invistam em Pesquisa, Desenvolvimentos e Inovação Tecnológica, aqui será chamado de PD&I.

De modo geral o produto incentivado (vide exemplos acima) quando habilitado no Processo Produtivo Básico (PPB) e, desde que, a empresa cumpra os requisitos de faturamento mínimo investido em PD&I eram passíveis de benefício.

Em Junho/2015 a União Europeia e o Japão denunciaram na Organização Mundial do Comércio (OMC) os benefícios fiscais brasileiros. Foi realizado a investigação e, em Outubro/2017, o Brasil foi condenado a reformular a Lei da Informática. Em Dezembro/2019 foi publicada a Lei nº 13.969/2019.

Nesse novo modelo da Lei da Informática o crédito financeiro será deduzido do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), tanto dos contribuintes tributados pelo Lucro Real como pelo Lucro Presumido (nesse ultimo com regras especificas).

O referido crédito será calculado mediante a aplicação de multiplicador/limitador que são pré-definidos a depender da região.

O contribuinte que fizer jus ao benefício da Lei da Informática deverá apresentar ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação Tecnológica (MCTIC) a declaração de investimentos contendo, basicamente: Identificação e Habilitação, Valor e Memória de Cálculo (inclusive de faturamento) devidamente auditados.

Base Legal: Lei nº 8.248/1991; Lei nº 13.969/2019 (Checado pela VRi Consulting em 03/04/22).

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.

Doações via Pix:

Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:

Doações mensais:

Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:



Transferências bancárias e parcerias:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.

Informações Adicionais:

Este material foi escrito no dia pelo(a) Renan Melo Silva e está atualizado até a doutrina e legislação vigente em (data da sua última atualização), sujeitando-se, portanto, às mudanças em decorrência das alterações doutrinárias e legais.

Lembramos que não é permitido a utilização dos materiais aqui publicados para fins comerciais, pois os mesmos estão protegidos por direitos autorais. Também não é permitido copiar os artigos, materias e arquivos do Portal VRi Consulting para outro site, sistema ou banco de dados para fins de divulgação em sites, revistas, jornais, etc. de terceiros sem a autorização escrita dos proprietários do Portal VRi Consulting.

A utilização para fins exclusivamente educacionais é permitida, desde que indicada a fonte:

"Renan Melo Silva. Lei da Informática: Aspectos Gerais (Área: IRPJ e CSLL). Disponível em: https://www.vriconsulting.com.br/artigo.php?id=872&titulo=lei-da-informatica-aspectos-gerais. Acesso em: 12/05/2025."