Postado em: - Área: Profissões regulamentadas.
Através da Resolução Coffito nº 500/2018 (D.O.U. de 25/01/2019, páginas 80 e 81), o Plenário do Conselho Federal de Fisioterapia e terapia ocupacional (Coffito), no exercício de suas atribuições legais e regimentais, veio a reconhecer e disciplinar a especialidade de terapia ocupacional no contexto escolar, bem como definir as áreas de atuação e as competências do terapeuta ocupacional especialista em contexto escolar, bem como deu outras providências sobre o assunto (1).
Lembramos que o registro de título de terapeuta ocupacional especialista no contexto escolar será provido pelo Coffito após a outorga por entidade associativa de caráter nacional da terapia ocupacional, de acordo com as normas vigentes e estabelecida pelo Coffito.
Aqui vale uma pontuação, qual seja, de que a Resolução Coffito nº 500/2018 aplia-se no âmbito da terapia ocupacional, respeitadas as atividades compartilhadas com outros profissionais.
Bom, mas feito esses brevíssimos comentários, passaremos a analisar nos próximos capítulos todas as disposições trazidas pela citada Resolução. Esperamos que todos tenham uma ótima leitura e saibam que estamos sempre a disposição para buscar na legislação atualmente em vigor o melhor para vocês, nossos estimados leitores.
Nota Valor Online:
(1) A Resolução Coffito nº 500/2018 entrou em vigor na data de sua publicação o Diário Oficial da União (D.O.U.), ou seja, em 25/01/2019.
O terapeuta ocupacional especialista em "terapia ocupacional no contexto escolar" é profissional competente e com formação específica, seja em contextos de escola Regular e/ou Especial, Salas Multifuncionais, em outros contextos educacionais formais e não formais em todas as modalidades, etapas e níveis de ensino, gestão de processo para implantação e implementação das políticas que garantam a inclusão dos estudantes nos espaços de aprendizagem e formação da comunidade educativa.
Base Legal: Art. 2º da Resolução Coffito nº 500/2018 (Checado pela VRi Consulting em 15/01/24).CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O terapeuta ocupacional é o profissional competente para avaliar e intervir no desempenho ocupacional do estudante no contexto escolar e, ainda:
O terapeuta ocupacional especialista em contexto escolar pode exercer as seguintes atribuições, entre outras:
A formação profissional do terapeuta ocupacional, enquadrada na área de "terapia ocupacional no contexto escolar", considera todas as áreas de desempenho ocupacional e atividades cotidianas nestes espaços, a saber:
Áreas de desempenho | Atividades |
---|---|
Educação | Atividades necessárias para a aprendizagem e participação do estudante no ambiente educacional. |
Brincar | Atividade espontânea e organizada que ofereça satisfação, entretenimento, diversão e alegria, envolvendo diversos tipos de recursos, fundamental para o desenvolvimento da criança. |
Laser | Atividade não obrigatória que é intrinsecamente motivada e realizada durante o tempo livre. |
Participação social | Atividades políticas, comunitárias e familiares que promovam a inter-relação de pessoas em ocupações abrangendo um subconjunto de atividades em situações sociais com os outros e de suporte social interdependente. A participação social pode ocorrer pessoalmente ou por meio de tecnologias remotas, tais como interação com o computador e videoconferência. |
Atividades de vida diária (AVDs) | Atividades orientadas para mobilidade funcional, cuidados pessoais, comunicação funcional, atividades expressivas e administração de dispositivos ambientais. Estas atividades são fundamentais para viver no mundo social; elas permitem a sobrevivência básica e o bem-estar do indivíduo nos diferentes contextos de aprendizagem. |
Atividades instrumentais de vida diária (AIVDs) | Atividades de apoio à vida diária nos diversos espaços de aprendizagem e na comunidade, que muitas vezes necessitam de interações mais complexas que aquelas utilizadas nas AVDs |
Descanso e sono | Atividades relacionadas à obtenção de descanso e sono reparadores para apoiar a saúde e o envolvimento ativo em outras ocupações, essencial para o aprendizado. |
Ainda fazem parte da mencionada relação as atividades de preparação para o trabalho inserido no contexto da terapia ocupacional e vida com autonomia e independência.
Atuação do terapeuta ocupacional especialista em contexto escolar se caracteriza pelo exercício profissional em todas as modalidades, etapas e níveis de ensino, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, oferecidos ao estudante e comunidade educativa, nos seguintes ambientes, entre outros:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O exercício do terapeuta ocupacional especialista no contexto escolar envolve conhecimento em várias áreas, inclusive:
A atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar poderá abranger o gerenciamento de serviços, o ensino, a pesquisa e a extensão visando à formação e o aperfeiçoamento das competências e habilidades profissionais no campo de conhecimento e prática profissional no contexto escolar.
A atuação do Terapeuta Ocupacional no contexto escolar visa o desempenho ocupacional do estudante nos diversos espaços de aprendizagem desenvolvendo as seguintes ações:
Os casos omissos serão deliberados pelo Plenário do Coffito.
Base Legal: Art. 5º da Resolução Coffito nº 500/2018 (Checado pela VRi Consulting em 15/01/24).Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:
Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.