Postado em: - Área: Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
No que se refere ao Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), qual tratamento tributário deverá ser dispensado aos rendimentos produzidos pelas aplicações em caderneta de poupança? Além disso, como esse rendimentos devem ser informados na Declaração de Ajuste Anual (DAA)?
As cadernetas de poupança são o investimento mais tradicional do Brasil e são oferecidas a pessoas físicas e jurídicas por instituições financeiras públicas e privadas através de contas bancárias chamadas de conta poupança. Dessa forma, os valores depositados na conta poupança são aplicados automaticamente na caderneta de poupança, tem liquidez diária e sofrem remunerações mensais de acordo com as determinações feitas pela legislação brasileira.
Diga-se de passagem que a caderneta de poupança é uma aplicação financeira garantida pelo Governo, com regras definidas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e padronizada para todas as instituições financeiras.
Quanto ao tratamento tributário, na seara do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), temos que os rendimentos obtidos nessa aplicação estão isentos do imposto, conforme dispõe o artigo 68, caput, III da Lei nº 8.891/1995, in verbis:
Art. 68. São isentos do Imposto de Renda:
(...)
III - os rendimentos auferidos por pessoa física em contas de depósitos de poupança, de Depósitos Especiais Remunerados (DER) e sobre os juros produzidos por letras hipotecárias.
(...)
Lembramos que os rendimentos de aplicações em cadernetas de poupança devem ser informados na Declaração de Ajuste Anual (DAA) na ficha "Rendimentos Isentos ou Não Tributáveis", na linha "Rendimentos de Caderneta de Poupança e Letras Hipotecárias".
Base Legal: Art. 68, caput, III da Lei nº 8.981/1995; Art. 35, V, "a" do RIR/2018 e; Caderneta de poupança -... (Checado pela VRi Consulting em 18/01/25).Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.