Postado em: - Área: Direito de Empresa.
Qual o prazo que o alienante de estabelecimento deve observar para constituir outra empresa do mesmo ramo de atividade?
Não havendo autorização expressa em contrato de compra e venda, o alienante de estabelecimento não pode fazer concorrência ao adquirente, nos 5 (cinco) anos subsequentes à transferência do mesmo, isso vale dizer que, o alienante não pode abrir idêntico tipo de estabelecimento empresarial em uma distância que possa afetar a clientela do adquirente.
Lembramos que, no caso de arrendamento ou usufruto do estabelecimento, a proibição prevista persistirá durante o prazo do contrato.
Assim, por exemplo, a venda de um supermercado faz com que todo estabelecimento empresarial (ponto, aviamento, estoques, clientes) sejam transferidos ao adquirente, de modo que o vendedor (ou alienante) não possa abrir negócio semelhante nas proximidades ou praça, fazendo concorrência ao adquirente, tomando-lhe a clientela, aviamento, etc.
Finalizando o assunto, registramos que esta regra deriva, entre outros, da boa-fé-objetiva, pois quem vende estabelecimento tem o dever de agir de conformidade com o que o comprador (ou adquirente) espera dele, ou seja, de entregar o estabelecimento por completo, sem fazer concorrência descabida.
Base Legal: Art. 1.147 do Código Civil/2002 (Checado pela VRi Consulting em 30/01/25).Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.