Postado em: - Área: Sociedades Anônimas.
Quais são as modalidades de exercício abusivo de poder presentes na Lei das Sociedades Anônimas?
A Lei das Sociedades Anônimas, aprovada pela Lei nº 6.404/1976, dispõe que o acionista controlador responde pelos danos causados por atos praticados com abuso de poder. Essa Lei esclarece, ainda, que são modalidades de exercício abusivo de poder:
Por fim, registramos que o acionista controlador que exerce cargo de administrador ou fiscal tem também os deveres e responsabilidades próprios do cargo.
Nota VRi Consulting:
(1) No caso da letra "e", o administrador ou fiscal que praticar o ato ilegal responde solidariamente com o acionista controlador.
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.