Postado em: - Área: Drawback.
Registrei uma LI de drawback Isenção, que consta como “Em Processamento” no sistema Drawback Isenção. Posteriormente, verifiquei que a LI consta como “Cancelada” no sistema drawback Isenção, porém o saldo continua consumido, e não consigo visualizar esta LI cancelada no Siscomex Importação. O que ocorreu?
Trata-se da situação apelidada de "LI Fantasma".
a. Durante o registro da LI, o SERPRO precisa gerar um número de LI e, em seguida, tentar o vinculo com o Drawback.
b. Quando ocorre algum problema nesse vínculo que impeça o registro da LI, a LI não é criada no Siscomex, mas constará no AC do Isenção.
c. O SERPRO tem um processo automático que cancela a LI no Drawback Isenção.
d. Porém, por um tempo a LI fica como "Em Processamento", até que o problema seja reconhecido, e o processo automático a cancele.
e. O que pode acontecer também é que o processo automático falhe - neste caso, o beneficiário do AC/importador deve registrar acionamento na Central de Serviços do SERPRO, indicando que possui uma LI "Em Processamento" no AC consumindo o saldo deste, mas que a LI não existe no Siscomex Importação.
A Central de Serviços do SERPRO está disponível em:
Web: https://cssinter.serpro.gov.br/SCCDPortalWEB/pages/dynamicPortal.jsf?ITEMNUM=2805
E-mail: css.serpro@serpro.gov.br
Telefone: 0800 978 2331
Base Legal: Questão 7.9 do Perguntas Frequentes (Drawback) do Portal Único Siscomex (Checado pela VRi Consulting em 12/01/25).Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.