Postado em: - Área: Contabilidade geral.
Qual é o conceito de contribuição marginal no âmbito da contabilidade de custos?
Em breve síntese, temos que contribuição marginal é a sobra da renda gerada pela venda de um produto após a dedução dos custos variáveis, diretos e indiretos. Trata-se de uma ótima ferramenta de análise dentro da contabilidade de custos, a qual possibilita avaliar a realização dos custos da empresa.
Matematicamente, a contribuição marginal, também conhecida como margem de contribuição (MC), corresponde a diferença entre o valor faturado e os custos variáveis gerados pela produção e venda de bens, tais como materiais, serviços externos, impostos, comissões e juros. Sua equação básica é a seguinte:
Contribuição marginal = Preço de venda - materiais - serviços externos - custos de venda
Também podemos utilizar a equação:
Contribuição marginal = Custo de produção + lucro
Interpretando essas equações, podemos concluir que se o resultado for positivo (lucro) a contribuição marginal gerada pelas vendas foi suficiente para pagar os custos e gerar lucro. Por outro lado, se o resultado foi negativo (prejuízo) a contribuição marginal gerada pelas vendas foi insuficiente para pagar os custos da empresa.
Em outras palavras, também podemos intepretar a margem de contribuição como a soma dos custos de transformação e o lucro líquido obtido na comercialização do produto.
Base Legal: Equipe Valor Consulting (Checado pela VRi Consulting em 28/01/25).Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.