Órgão: Consultoria Tributária da Sefaz de São Paulo.

Resposta à Consulta nº 5.386, de 18/06/2015

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 5386/2015, de 18 de Junho de 2015.

Disponibilizado no site da SEFAZ em 09/02/2017.

Ementa

ICMS - Nota Fiscal Eletrônica - NF-e - Diferimento - Valor da base de cálculo - Destaque do valor do imposto.

1.Não constando, nos campos próprios de Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, valor de ICMS a pagar, não há que se falar em destaque do valor do imposto, ainda que tenha sido discriminada a base de cálculo do ICMS.

Relato

1. A Consulente exerce, como atividade principal, a "fabricação de artefatos de tapeçaria" (CNAE 13.52-9/00), segundo dados constantes do Cadastro de Contribuintes do ICMS - CADESP.

2. Afirma que emitiu Nota Fiscal Eletrônica - anexada à Consulta por meio de documento eletrônico - relativa a operação com imposto diferido (venda de sucata) e que, com a implementação da versão 3.10 e alterações no leiaute das NF-e, a validação da nota emitida só ocorreu mediante a informação de determinado XML. Acrescenta que, fornecidos os dados na forma por ela mencionada, o respectivo DANFE é impresso com a informação da base de cálculo do ICMS.

3. Diante disso, indaga:

"De acordo com o artigo 186 do RICMS/SP, é vedado o destaque do valor do imposto, quando a operação for beneficiada por diferimento.

Dúvida: Após a implementação da versão 3.10 e alterações no leiaute da NF-e, está correto constar no DANFE a Base de Cálculo do ICMS nas operações com diferimento total do ICMS".

Interpretação

4. Pelo que se pode observar da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e anexada à Consulta, não há informação de imposto a pagar no campo "Valor do ICMS", nem tampouco do campo "Valor do ICMS Substituição", ambos do quadro "Cálculo do Imposto".

5. Assim, a despeito de restar discriminada no documento a base de cálculo do ICMS, não há que se falar, no caso em questão, de destaque do valor do imposto. Portanto, não se esbarra, na situação fática tratada, na vedação prevista no artigo 186 do RICMS/00.

6. Cabe esclarecer, por fim, que eventuais questionamentos remanescentes, pertinentes à emissão da NF-e, poderão ser dirimidos mediante envio de perguntas ao "Fale Conosco Exclusivo da NF-e", disponibilizado pela Secretaria da Fazenda no endereço eletrônico www.fazenda.sp.gov.br/nfe/.

Nota:

A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.

Base Legal: Resposta à Consulta nº 5.386, de 18/06/2015.
Informações Adicionais:

Este material foi postado no Portal pela Equipe Técnica da VRi Consulting e está sujeito às mudanças em decorrência das alterações efetuadas pelo(a) Consultoria Tributária da Sefaz de São Paulo.

Não é permitido a utilização comercial dos materiais aqui publicados sem a autorização escrita dos proprietários do Portal VRi Consulting, pois os mesmos estão protegidos por direitos autorais. A utilização para fins exclusivamente educacionais é permitida, desde que indicada a fonte.

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.

Abaixo dados para doações via pix:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.