Órgão: Consultoria Tributária da Sefaz de São Paulo.
Disponibilizado no site da SEFAZ em 13/10/2016.
ICMS - Isenção prevista no artigo 78 do Anexo I do RICMS/2000.
I. É aplicável exclusivamente à prestação de serviço de transporte de estudantes ou trabalhadores, realizado sob fretamento contínuo em área metropolitana.
II. Não é aplicável ao transporte de pacientes
1. A Consulente, cuja atividade principal, segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, é "49.24-8/00 - Transporte escolar", explica que firmou contrato com a Prefeitura Municipal de São Miguel Arcanjo para transportar "pacientes da Saúde daquele Município a São Paulo com dias e horários pré-estabelecidos no Contrato, que tem validade de 12 meses".
2. Pergunta, assim, se o referido transporte tem direito à isenção do ICMS prevista no artigo 78 do Anexo I do RICMS/2000.
3. O artigo objeto de dúvida da Consulente tem a seguinte redação:
"Artigo 78 (TRANSPORTE DE PASSAGEIROS) - Prestação de serviço de transporte (Convênios ICMS-37/89 e ICMS-151/94, cláusula primeira, VI, "n"):
I - de estudantes ou trabalhadores, realizado sob fretamento contínuo em área metropolitana, assim entendida a formada por municípios adjacentes, constituintes de um mesmo mercado de trabalho, com urbanização contínua;
II - de passageiros, com características de transporte urbano ou metropolitano, comum ou seletivo, assim considerado aquele que:
a) obedecer a linha regular com itinerário e horários previamente estabelecidos e viagens intermitentes;
b) estiver destinado a transporte coletivo popular, mediante concessão do Poder Público;
c) for realizado por veículo apropriado com especificações aprovadas pelo órgão estadual competente.
Parágrafo único - Revogado pelo Decreto 47.858 de 03-06-2003; DOE 04-06-2003; Efeitos a partir de 04-06-2003)" (g.n)
5. Da leitura do referido artigo, depreende-se que o serviço de transporte de pacientes do Município de São Miguel Arcanjo a São Paulo, realizado pela Consulente, não está previsto em nenhum dos dois incisos do artigo 78 do Anexo I do RICMS/2000, motivo pelo qual não faz jus à isenção nele prevista.
Nota:
A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.