Órgão: Consultoria Tributária da Sefaz de São Paulo.
Publicada no Diário Eletrônico em 30/05/2025
ICMS - Diferimento - Decreto 51.608/2007 - Obrigações acessórias.
I. Nas operações internas com mercadorias abrangidas pelo diferimento previsto no Decreto 51.608/2007, deve ser indicado o código CST 51 nas Notas Fiscais relativas a essas operações.
1. A Consulente, que de acordo com sua CNAE principal (28.31-3/00) exerce a atividade de fabricação de tratores agrícolas, peças e acessórios, afirma que fabrica partes e peças de máquinas e implementos agrícolas, classificados no código 8432.90.00 da Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM, cujas operações internas estão submetidas ao diferimento previsto no Decreto 51.608/2007.
2. Questiona sobre o Código de Situação Tributária - CST a ser utilizado na Nota Fiscal referente a tais operações, uma vez que o item 5 das Notas Explicativas da Tabela B do Convênio S/Nº de 1970, a qual relaciona os códigos de tributação do ICMS, dispõe que o código 51 ("Diferimento - Classificam-se neste código as operações e prestações nas quais o recolhimento do imposto esteja diferido, total ou parcialmente, para as saídas subsequentes") da referida Tabela não seria aplicável às operações com origem no Estado de São Paulo.
3. Observamos que o referido item 5 das Notas Explicativas da Tabela B do Convênio S/Nº de 1970 foi revogado pelo Ajuste SINIEF 10/2025.
4. Portanto, em resposta ao questionamento da Consulente, esclarecemos que, nas Notas Fiscais relativas a operações internas com mercadorias abrangidas pelo diferimento previsto no Decreto 51.608/2007 deve ser indicado o código CST 51.
5. Com esses esclarecimentos, consideramos dirimidas as dúvidas da Consulente.
Nota:
A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.