Órgão: Consultoria Tributária da Sefaz de São Paulo.
Publicada no Diário Eletrônico em 10/02/2025
ICMS - Simples Nacional - Alíquota.
I. O contribuinte paulista optante pelo Simples Nacional deve aplicar em suas operações, em regra, as alíquotas previstas nos Anexos da Resolução 140/2018 do Comitê Gestor do Simples Nacional.
1.A Consulente, optante pelo Simples Nacional, exercendo como principal a atividade de restaurantes e similares (CNAE 56.11-2/01), segundo consulta ao Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado de São Paulo - CADESP, informa que fornece refeições no local e serviço de delivery e é especializada em "macarrão gourmet", classificado no código 2106.90.90 da Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM (preparações alimentícias não especificadas nem compreendidas noutras posições - outras).
2. Indaga qual é a alíquota aplicável às operações com esse produto, se 12% ou 18%.
3. Inicialmente, cabe ressaltar que o contribuinte é responsável pela adequada classificação da mercadoria nos códigos da NCM, devendo, em caso de dúvida, consultar a Receita Federal do Brasil - RFB sobre o correto enquadramento do produto no código da NCM.
4. Posto isso, é preciso esclarecer que a Consulente, enquanto optante pelo Simples Nacional, deve aplicar em suas operações de saída, em regra, as alíquotas previstas nos Anexos da Resolução 140/2018 do Comitê Gestor do Simples Nacional - CGSN (que dispõe sobre o Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte).
5. Caso haja dúvida específica de interpretação sobre a legislação tributária estadual, a Consulente poderá fazer nova consulta, expondo de maneira completa e exata a matéria de fato, conforme requer a alínea "a" do inciso II do artigo 513 do Regulamento do ICMS - RICMS/2000.
Nota:
A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.