Órgão: Consultoria Tributária da Sefaz de São Paulo.
Publicada no Diário Eletrônico em 19/08/2024
ICMS - Encerramento de estabelecimento - Saldo credor do imposto.
I. O encerramento do estabelecimento, por regra, acarreta a perda do saldo credor existente na data do encerramento das atividades.
1. A Consulente, enquadrada no Regime Periódico de Apuração (RPA), cuja atividade econômica principal registrada no Cadastro de Contribuintes do Estado de São Paulo (CADESP) é o "comércio atacadista de leite e laticínios" (CNAE 46.31-1/0), relata que encerrou as atividades do seu estabelecimento.
2. Acrescenta que possuía saldo credor do imposto (ICMS e ICMS ST) e indaga se é possível realizar a transferência desse saldo credor para a matriz.
3. De plano, cabe observar, diante da diminuta quantidade de informações sobre a situação de fato envolvida que a presente consulta adotará como premissa que a filial (Consulente) encerrou efetivamente suas atividades, não havendo continuidade da atividade por sucessão societária (como, por exemplo, incorporação).
4. Prosseguindo, em que pese a falta de maiores informações acerca da situação de fato envolvida na baixa da inscrição estadual, cabe esclarecer que, por regra, o encerramento das atividades do estabelecimento acarreta a perda do saldo credor porventura existente, tendo em vista o disposto no artigo 69, inciso II, do RICMS/2000, que proíbe a restituição ou a autorização para aproveitamento de saldo de crédito existente na data do encerramento das atividades de qualquer estabelecimento. Nesse sentido dispõe o artigo 69, inciso II, do RICMS/2000:
"Artigo 69 - Ressalvadas disposições em contrário, é vedada (Lei 6.374/89, arts. 45 e 46):
(...)
II - a restituição ou a autorização para aproveitamento, de saldo de crédito existente na data do encerramento das atividades de qualquer estabelecimento;
(...)"
5. Nestes termos, considera-se dirimida a dúvida da Consulente.
Nota:
A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.