Órgão: Consultoria Tributária da Sefaz de São Paulo.

Resposta à Consulta nº 26.754, de 28/04/2023

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 26754/2022, de 28 de abril de 2023.

Publicada no Diário Eletrônico em 02/05/2023

Ementa

ICMS - Aquisição de bem do ativo imobilizado - Crédito integral do imposto (Artigo 29, inciso II, das DDTT do RICMS/2000).

I. Para que o estabelecimento industrial paulista dos setores relacionados no § 3º do artigo 29 das DDTT do RICMS/2000 possa se valer da faculdade prevista no inciso II do referido artigo 29 é necessário que, além das demais condições previstas no § 1º desse dispositivo, sejam satisfeitas duas condições cumulativas, quais sejam, que a aquisição do bem destinado ao ativo imobilizado pelo estabelecimento industrial seja feita diretamente de fabricante paulista e que o bem tenha sido produzido em estabelecimento localizado neste Estado.

Relato

1. A Consulente, segundo consulta ao Cadastro de Contribuintes de ICMS do Estado de São Paulo (CADESP), tem por atividade principal o beneficiamento de arroz (CNAE: 10.61-9/01), além de diversas atividades secundárias.

2. Relata que, para o exercício de suas atividades, pretende adquirir caminhão que será destinado a seu ativo imobilizado e utilizado na entrega de seus produtos acabados.

3. Entende que, de acordo com oartigo 29, inciso II e § 1º, das Disposições Transitórias (DDTT) do Regulamento do ICMS (RICMS/2000), é permitido o aproveitamento do crédito do ICMS integralmente nas aquisições de bens do ativo imobilizado, desde que atendidas as exigências previstas em tal artigo.

4. Menciona que as fábricas de caminhões estabelecidas no Estado de São Paulo não emitem Nota Fiscal diretamente ao consumidor e que os documentos fiscais somente são emitidos por meio de redes de agências/revendas autorizadas.

5. Diante do exposto, indaga se pode apropriar-se, integralmente e de uma só vez, do montante correspondente ao crédito do ICMS relativo a essa aquisição, por considerar que não há outra maneira de aquisição do bem.

Interpretação

6. O inciso II do artigo 29 das DDTT do RICMS/2000 estabelece que nas operações com bens destinados à integração ao ativo imobilizado, o estabelecimento industrial que os adquirir diretamente de seu fabricante localizado neste Estado poderá apropriar-se, integralmente e de uma só vez, do montante correspondente ao crédito do imposto relativo a essa aquisição.

6.1. Por seu turno, o item 5 do § 1º do artigo em análise condiciona a apropriação do crédito integral e de uma só vez, na hipótese do inciso II, a que o bem tenha sido produzido em estabelecimento localizado neste Estado.

7. Do exposto, extrai-se que, para que o estabelecimento industrial paulista dos setores relacionados no § 3º do artigo 29 das DDTT do RICMS/2000 possa se valer da faculdade prevista no inciso II do referido artigo 29 é necessário que, além das demais condições previstas no § 1º desse dispositivo, sejam satisfeitas duas condições cumulativas: (i) que a aquisição do bem destinado ao ativo imobilizado pelo estabelecimento industrial seja feita diretamente de fabricante paulista (inciso II); e (ii) que o bem tenha sido produzido em estabelecimento localizado neste Estado (§ 1º, item 5).

7.1 Assim, não basta que seja satisfeita a segunda condição, como pretende a Consulente, sendo necessária a satisfação também da primeira condição, de maneira que a pretensão da Consulente não encontra guarida na legislação que trata da matéria.

Nota:

A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.

Base Legal: Resposta à Consulta nº 26.754, de 28/04/2023.
Informações Adicionais:

Este material foi postado no Portal pela Equipe Técnica da VRi Consulting e está sujeito às mudanças em decorrência das alterações efetuadas pelo(a) Consultoria Tributária da Sefaz de São Paulo.

Não é permitido a utilização comercial dos materiais aqui publicados sem a autorização escrita dos proprietários do Portal VRi Consulting, pois os mesmos estão protegidos por direitos autorais. A utilização para fins exclusivamente educacionais é permitida, desde que indicada a fonte.

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.

Abaixo dados para doações via pix:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.