Órgão: Consultoria Tributária da Sefaz de São Paulo.

Resposta à Consulta nº 25.895, de 31/10/2022

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 25895/2022, de 31 de outubro de 2022.

Publicada no Diário Eletrônico em 03/11/2022

Ementa

ICMS - Venda interestadual de mercadorias a não contribuinte - Base de cálculo - DIFAL.

I. O "valor sujeito ao imposto no Estado de origem" é o próprio valor (único) da operação, com a alíquota do Estado de destino "por dentro".

Relato

1. A Consulente, contribuinte paulista que exerce como atividade principal a confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida (CNAE 14.12-6/01), apresenta sucinta consulta sobre "venda de artigos de confecção para consumidores finais não contribuintes em outros estados".

2. Informa que, de acordo com o artigo 33 da Lei nº 6374/1989, o montante do imposto, inclusive nas hipóteses dos incisos IV, VI, XIV, XVII e XVIII do artigo 2º, integra sua própria base de cálculo, constituindo o respectivo destaque mera indicação para fins de controle.

3. Informa, ainda, que divide o valor da mercadoria, acrescido do frete e demais despesas acessórias, quando houver, pelo percentual de 0,82 (ICMS de destino = 18%) ou 0,83 (ICMS de destino = 17%).

4. A Consulente pergunta, então, se a base de cálculo do ICMS devido ao Estado de origem deverá incluir o ICMS.

Interpretação

5. De acordo com o § 10 do artigo 37 do RICMS/2000, para estabelecer a base de cálculo do ICMS devido ao Estado de São Paulo nas operações interestaduais aqui originadas, quando o destinatário não for contribuinte do imposto, deverá ser utilizada a alíquota interna prevista no Estado de destino para a operação.

6. Dessa forma, o "valor sujeito ao imposto no Estado de origem" é o próprio valor (único) da operação, com a alíquota do Estado de destino "por dentro", nele incluídos frete e demais despesas acessórias.

7. Isso posto, consideramos dirimidas as dúvidas apresentadas pela Consulente.

Nota:

A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.

Base Legal: Resposta à Consulta nº 25.895, de 31/10/2022.
Informações Adicionais:

Este material foi postado no Portal pela Equipe Técnica da VRi Consulting e está sujeito às mudanças em decorrência das alterações efetuadas pelo(a) Consultoria Tributária da Sefaz de São Paulo.

Não é permitido a utilização comercial dos materiais aqui publicados sem a autorização escrita dos proprietários do Portal VRi Consulting, pois os mesmos estão protegidos por direitos autorais. A utilização para fins exclusivamente educacionais é permitida, desde que indicada a fonte.

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.

Abaixo dados para doações via pix:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.