Órgão: Consultoria Tributária da Sefaz de São Paulo.

Resposta à Consulta nº 14.442, de 13/12/2016

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 14442/2016, de 13 de Dezembro de 2016.

Disponibilizado no site da SEFAZ em 19/03/2018.

Ementa

ICMS - Obrigações acessórias - Aquisição de aparas de papel - Emissão de Nota Fiscal complementar.

I. Não há, na legislação tributária paulista, previsão para a emissão de Nota Fiscal complementar relativa a entradas de aparas de papel em estabelecimento industrial, fora das hipóteses elencadas no artigo 182 do RICMS/2000.

Relato

1. A Consulente, fabricante de papel (CNAE 17.21-4/00), informa que recebe de fornecedores paulistas aparas de papel para utilização em seu processo produtivo, emitindo Nota Fiscal de entrada com crédito do ICMS, a teor do disposto no artigo 392, § 1º, item "1", do RICMS/2000.

2. Diante disso, questiona se, para fins de evitar duplicidade em seus sistemas contábeis, poderá escriturar a Nota Fiscal de entrada na Escrituração Fiscal Digital - EFD como Nota Fiscal complementar.

Interpretação

3. As hipóteses de emissão de Nota Fiscal complementar encontram-se arroladas no artigo 182 do RICMS/2000. A situação fática relatada na Consulta, no entanto, não se enquadra em nenhuma das hipóteses arroladas nesse dispositivo normativo, motivo pelo qual não há amparo, na legislação tributária paulista, à emissão de Nota Fiscal complementar na situação fática relatada pela Consulente.

4. Assim, eventuais problemas de escrituração contábil deverão ser solucionados mediante adequação do sistema utilizado pela Consulente ao quanto preconizado pela legislação tributária.

Nota:

A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.

Base Legal: Resposta à Consulta nº 14.442, de 13/12/2016.
Informações Adicionais:

Este material foi postado no Portal pela Equipe Técnica da VRi Consulting e está sujeito às mudanças em decorrência das alterações efetuadas pelo(a) Consultoria Tributária da Sefaz de São Paulo.

Não é permitido a utilização comercial dos materiais aqui publicados sem a autorização escrita dos proprietários do Portal VRi Consulting, pois os mesmos estão protegidos por direitos autorais. A utilização para fins exclusivamente educacionais é permitida, desde que indicada a fonte.

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.

Abaixo dados para doações via pix:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.