Órgão: Coordenador-Geral do Sistema de Tributação (CST).

Parecer Normativo CST nº 1.032, de 24/12/1971

PARECER NORMATIVO CST Nº 1032, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1971

(Publicado(a) no DOU de 14/03/1972, seção 1, página 0)

Ementa

O produto da alienação, a qualquer título, feita por pessoa física, das suas marcas de indústria e comércio, é classificável na cédula H da sua declaração de rendimentos no ano-base em que se realizar a transação, nos termos do art. 57 do Regulamento do Imposto de Renda (Decreto no 58.400, de 10 de maio de 1966). Pessoa física consulta sobre o entendimento a ser dado à alienação, para fins do imposto de renda, das suas marcas de indústria e comércio em vista do valor correspondente ter sido aplicado direta e imediatamente na subscrição de aumento do capital de pessoa jurídica adquirente.

1. O art. 57 do Regulamento do Imposto de Renda, enfatiza a inclusão na cédula H da alienação a qualquer título, das marcas de indústria e comércio, patentes de invenção e processos ou fórmulas de fabricação.

2. Embora a alienação, no caso sob exame, não tenha resultado no recebimento em dinheiro, operou-se a título oneroso, já que a sua aplicação se fez de imediato na subscrição de aumento de capital social da pessoa jurídica adquirente.

Esta, em contrapartida, contabilizou a aquisição em conta específica de seu ativo fixo - fato incoerente da efetividade da alienação pela transferência de propriedade de marcas.

Considerando que os resultados desta operação em nada diferem dos que ocorreriam com a alienação pura e simples para posterior aplicação na dita subscrição de capital, é de se concluir que a ela se aplicam inteiramente as disposições do art. 57 do Regulamento do Imposto de Renda.



Comentários em 23/06/2006

1. Teor do PN superado.

2. O produto de alienação, a qualquer título, feita por pessoa física, de suas marcas de indústria e comércio, é classificado como ganho de capital na alienação de bens e direitos, tributável nos termos do art. 117 do RIR/99.

Base Legal: Parecer Normativo CST nº 1.032, de 24/12/1971.
Informações Adicionais:

Este material foi postado no Portal pela Equipe Técnica da VRi Consulting e está sujeito às mudanças em decorrência das alterações efetuadas pelo(a) Coordenador-Geral do Sistema de Tributação (CST).

Não é permitido a utilização comercial dos materiais aqui publicados sem a autorização escrita dos proprietários do Portal VRi Consulting, pois os mesmos estão protegidos por direitos autorais. A utilização para fins exclusivamente educacionais é permitida, desde que indicada a fonte.

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.

Abaixo dados para doações via pix:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.