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O que vêm a ser Índice de Liquidez Seca (ILS) e qual sua fórmula de cálculo?
Antes de adentrarmos no cerne da questão, convêm destacar que a análise da liquidez ou da capacidade de solvência de uma empresa é realizada através do cálculo e interpretação dos índices de liquidez. Resumidamente, é através desses índices que podemos medir a capacidade que uma empresa têm para cumprir com o pagamento de suas dívidas (compromissos) correntes perante terceiros. Os índices de liquidez são de especial interesse para bancos, fornecedores e credores no curto prazo da empresa.
Os índices de liquidez normalmente empregados são:
Todos eles relacionam bens e direitos com obrigações da empresa, por intermédio de uma simples operação de divisão. Embora não seja a melhor definição, costuma-se dizer que os índices de liquidez medem "o quanto a empresa tem para cada unidade monetária que ela deve", assim, podemos concluir que "quanto maior o índice, melhor".
O ponto chave para todos eles ocorre quando o resultado da divisão é igual a 1 (um), indicando que a empresa "possui" uma unidade monetária para cada outra devida. Esse ponto não pode ser considerado como o ponto de equilíbrio. Para defini-lo, devemos primeiramente observar outros fatores como os ciclos financeiro e operacional da empresa.
Dentre os 3 (três) índices de liquidez citados, analisaremos agora o ILS, cuja equação é a seguinte:
ILS = (Ativo Circulante (AC) - Estoques) / Passivo Circulante (PC)
Esse índice tem como objetivo apresentar a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo sem levar em conta uma fonte de incerteza, qual seja, a efetiva liquidez dos estoques, que são considerados como elementos menos líquidos do AC. Após retirarmos os estoques do cálculo, a liquidez da empresa passa a não depender de elementos não-monetários, suprimindo a necessidade do esforço de "venda" para quitação das obrigações de curto prazo.
É através desse índice que podemos medir, contabilmente, a capacidade que a empresa tem de pagar suas dívidas diante de uma eventual paralisação das vendas.
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