Postado em: - Área: ICMS paulista.

ICMS no âmbito Municipal: Acompanhamento dos repasses

1) Pergunta:

O que o Município pode fazer para realizar o acompanhamento desses cálculos?

2) Resposta:

É muito importante que os Municípios chequem os cálculos realizados pelas receitas estaduais, ou por órgão competente no Estado, pois é a partir deles que o Município verifica como pode aumentar a participação da sua cota-parte no ICMS.

O índice é calculado anualmente, sendo publicados primeiramente os índices provisórios.

O repasse é feito anual, sendo que o Estado publica até o dia 30 de junho do ano a ser apurado, levando em conta o valor adicionado e os índices percentuais que serão aplicados, para entrega da parcela no dia primeiro do ano seguinte ao da apuração.

Os Municípios tem 30 dias, contados da publicação do índice para entrar com recurso solicitando a revisão do percentual a ser repassado.

Cabe mencionar que para esse possível recurso os gestores possuem livre acesso às informações e documentos usados pelos Estados, conforme dispõe a Lei Complementar 63/1990.

Base Legal: Pergunta sobre ICMS do Portal da Confederação Nacional de Municípios - CNM (Checado pela VRi Consulting em 13/02/25).

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.

Abaixo dados para doações via pix:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.