Postado em: - Área: ICMS paulista.
Qual a forma de repasse da arrecadação do ICMS ao Município?
O Estado repassa esse tributo aos Municípios por meio do comportamento dos índices de participação dos Municípios e o da arrecadação estadual deste imposto no território, sendo assim é determinante para a arrecadação, ao qual estabelece dois critérios:
1) 75% no mínimo, de acordo com a média do Valor Adicionado (VA) do Município nos últimos dois anos antes da apuração;
2) Até 25% de acordo com o que dispuser a lei estadual. Nesse percentual leva-se em consideração fatores que cada Estado adota, a exemplos: área do Município, número de propriedades rurais, produção agropecuária, evasão escolar, mortalidade infantil, gestão tribuária e consórcio de saúde.
Base Legal: Pergunta sobre ICMS do Portal da Confederação Nacional de Municípios - CNM (Checado pela VRi Consulting em 13/02/25).Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.