Postado em: - Área: Trabalhista.

Fonoaudiólogo: Cartão de Identificação Profissional

1) Pergunta:

O profissional de fonoaudiologia é obrigado a passui e manter algum documento para fazer prova de sua identidade profissional?

2) Resposta:

Sim. De acordo com a Resolução CFFa nº 515/2017, do Conselho Federal de Fonoaudiologia, restou instituído, como prova de identidade profissional dos fonoaudiólogos, o Cartão de Identificação Profissional, a ser expedido pelos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia de acordo com as seguintes características:

  1. gerais: artão de identificação composto de substrato em policarbonato, impresso em offset, serigrafia e a laser;
  2. dimensionais: dimensionais: 85,6 x 54 mm;
  3. impressão: cartão com cores offset, frente e verso, em Pantone azul claro -2717c, Pantone vermelho -485c e Pantone azul -273C, com numeração de controle no verso contendo 07 (sete) dígitos e cores serigrafia, sendo FRENTE em tinta opticamente variável Green/Magenta e VERSO e Relevo Tátil: efeito de relevo contendo o Selo Nacional.

Registra-se que no Cartão de Identificação Profissional devem constar, obrigatoriamente, as seguintes informações:

No caso de profissionais que não apresentarem o diploma na primeira inscrição, constará o campo de validade.

No caso de nome social, deverá estar disposto logo abaixo do nome civil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda de acordo com a citada Resolução, a identificação do grupo sanguíneo no Cartão de Identificação Profissional é facultativa. O grupo sanguíneo só será apostado mediante apresentação de comprovante ou declaração de próprio de punho do profissional identificando seu fator RH.

Por fim, temos que existem 03 (três) tipos de Cartões de Identificação Profissional, são eles: Fonoaudiólogo, Fiscal, ou Profissional estrangeiro em caráter temporário. No caso do cartão de identificação para os fiscais, aparecerá na frente do cartão a palavra fiscal.<

No caso de profissionais estrangeiros em caráter temporário, constará o campo de validade.

Base Legal: Resolução CFFa nº 607/2021 (Checado pela VRi Consulting em 28/09/25).

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.

Abaixo dados para doações via pix:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.