Postado em: - Área: ICMS paulista.
A saída, dentro do Estado de São Paulo, de produto de artesanato está aparada pelo diferimento do ICMS?
Sim. O lançamento do ICMS incidente na saída interna de produto artesanato (1), quando destinada a contribuinte do imposto, fica diferido para o momento em que ocorrer a sua saída do estabelecimento adquirente.
Lembramos que o diferimento pode ser aplicado apenas nas saídas, dentro do Estado de São Paulo, promovidas pelas pessoas listadas abaixo (o remetente, nesta operação) com destino a contribuinte diverso desta mesma listagem (o destinatário, nesta operação):
Assim, o diferimento se aplica, por exemplo, na saída interna de produto artesanato do estabelecimento artesão com destino a loja de comércio varejista que revenda esses produtos. Neste caso, o diferimento acabará, e a operação será normalmente tributada, quando o varejista revender o produto artesanato ao consumidor final.
Notas VRi Consulting:
(1) Para fins do diferimento aqui tratado considera-se artesanato, o produto confeccionado por artesão sem a utilização de trabalho assalariado.
(2) A saída interna e interestadual com destino a consumidor final também possui benefício fiscal dentro do Estado de São Paulo. Quer saber qual é o dito benefício?, então recomendamos a leitura da pergunta "As saídas internas ou interestaduais de produtos de artesanato estão aparadas pela isenção do ICMS?" em nossa area do ICMS.
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.