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O que fazer ao receber mensagens de erro relativas a problemas no acesso ao banco de dados, erros de falta de permissão para escrita de arquivos ou erro ao carregar tabelas externas?
Primeiramente, verifique se você está utilizando a última versão disponibilizada do PGE no site da EFD-Contribuições no Portal do Sped na internet.
Caso você esteja usando a última versão disponível, verifique se o usuário que está executando o aplicativo tenha permissão de escrita na pasta em que ele foi instalado. Assim o usuário deve confirmar se há permissão de escrita para ele na pasta do EFD-Contribuições.
Se não houver permissão de escrita, o usuário deve clicar com o botão direito sobre o ícone do Contribuições e escolher a opção "Executar como Administrador".
Se não funcionar o usuário deve contactar um Administrador da máquina e este deve conceder permissão de escrita para os usuários do PGE na pasta de instalação do PGE, da seguinte forma:
No Windows 7:
Outra opção é reinstalar o PGE em uma pasta em que o usuário que irá executar o programa tenha permissão de escrita, como a pasta "Meus Documentos" ou "Documentos", dependendo do sistema operacional. Para tal, após a tela inicial da instalação (seleção do idioma) e a de introdução, clique no botão "Escolher" e localize a pasta em que você consegue criar arquivos normalmente. Clique em "OK" e prossiga normalmente com a instalação.
Roteiros com estas sugestões de instalação do PGE e de permissão das pastas estão disponíveis para download no formato PDF, em conjunto com todas as perguntas frequentes.
Algumas soluções de antivírus/firewall podem bloquear a execução do PGE. O principal sintoma deste bloqueio é de erro na conexão ao banco de dados. Dessa forma, caso as orientações acima não tenham corrigido o problema, tente desabilitar a solução de antivírus/firewall ou desinstalar a mesma, substituindo por outra solução (software). Caso não tenha certeza de como fazer isso, consulte o administrador da máquina, equipe de suporte de TI ou o site do fabricante da solução (software).
A partir da versão 2.0.11 do PGE existe a possibilidade de configurar a forma de conexão ao banco de dados utilizado pelo PGE. Para alterar a forma padrão de conexão siga os seguintes passos:
Caso o problema persista, o usuário deverá encaminhar ao Fale Conosco, no email faleconosco-sped-contribuicoes at receita.fazenda.gov.br (substitua “at” por @), os arquivos existentes nas pastas:
[Pasta de Usuário].spedpiscofinslogs
[Pasta de Usuário].receitanet
[Pasta de Instalação]\_EFD Contribuições [x.x.x]_installationLogs
Inclua também o seguinte arquivo:
[Pasta de Instalação]mysql[Nome Computador].err
No Windows 7 as pastas .spedpiscofins e .receitanet são ocultas, o usuário deverá configurar o Windows Explorer em "Organizar", depois "Opções de Pasta e Pesquisa", aba "Modos de Exibição", marcar a opção "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas", e clicar em "OK"
Além dos arquivos acima mencionados deverão ser encaminhadas as seguintes respostas:
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