Postado em: - Área: ICMS paulista.
Como faço para liberar a importação, feita por DUIMP, já compensada?
No atual sistema de importação (SIMP) não há possibilidade de emissão de GCOMP-ICMS para a DUIMP. Por ora, está em desenvolvimento um novo sistema de importação apto a receber as informações da DUIMP da RFB e compatível com a compensação via GCOMP.
Nesse período de transição, os importadores com DUIMP obrigatória deverão emitir uma DARE de R$ 0,01 e apresentar a documentação prevista na Portaria CAT 24/2020 via PCCE-PUCOMEX, acrescida de cópia do pedido de compensação e da notificação de deferimento, para análise e liberação manual.
Os procedimentos para apresentação dos documentos estão descritos no item 1A da Guia do Usuário Comex, disponível em: Páginas - Procedimentos para Liberação de Importação.
Base Legal: Perguntas Frequentes da Sefaz/SP (Checado pela VRi Consulting em 12/10/25).Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.