Postado em: - Área: 07. Cartão, cheque e boleto.
Boleto fraudado
Se você pagou um boleto para um suposto golpista, sugerimos que procure a Polícia e registre um Boletim de Ocorrência (BO). Além disso, entre em contato com a sua instituição o mais rápido possível e peça para que o recurso não seja depositado na conta do estelionatário.
Se o pagamento do boleto já foi processado, você pode registrar uma reclamação no Banco Central (BC) contra a instituição do suposto golpista para que ela preste esclarecimentos sobre o caso.
Para que sua reclamação seja enviada, você deve autorizar o repasse de seus dados, anexar o boleto fraudado e, se possível, o comprovante de pagamento.
A reclamação pode ser feita em nossa página na internet seguindo: “Serviços > Cidadão > Fale conosco para dúvidas e reclamações".
Se o pagamento tiver sido feito por Pix, você pode também acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) junto a sua instituição. Este contato pode ser realizado antes mesmo do registro do Boletim de Ocorrência (BO).
Para evitar fraude, recomendamos que você verifique as informações impressas no boleto e as que o sistema do banco retorna quando você o apresenta para pagamento.
O sistema do banco informa o real beneficiário do boleto e o valor do pagamento.
Antes de efetivar o pagamento, verifique se essas informações coincidem com os dados da pessoa/empresa para quem você quer pagar e o valor.
Base Legal: Perguntas e Respostas do Banco Central do Brasil (Checado pela VRi Consulting em 08/07/25).Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.