Postado em: - Área: 11. Banco Central e SFN.

Autorização para funcionamento: Unicad

1) Pergunta:

Sistema de Informações sobre Entidades de Interesse do Banco Central (Unicad)

2) Resposta:

O Sistema de Informações sobre Entidades de Interesse do Banco Central (Unicad) possui o objetivo de manter, em uma única base de dados, informações cadastrais sobre as instituições supervisionadas pelo Banco Central (BC), seus dirigentes e outras pessoas físicas e jurídicas de interesse do BC.

Para que a instituição em processo de autorização para funcionamento possa acessar o Unicad e proceder aos registros necessários, o Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf) providencia o seu credenciamento provisório no Sisbacen e inclui os seus dados de identificação no Unicad, permitindo que ela possa ter acesso ao sistema.

O credenciamento provisório da instituição no Sisbacen e o cadastramento no Unicad dos seus dados de identificação são feitos após a entrega da documentação relativa ao pleito, devendo ser indicado no requerimento o nome da pessoa responsável pela inclusão dos dados cadastrais no Unicad, bem como os respectivos CPF, telefone para contato e e-mail, para que o Deorf possa efetuar os registros.

Após o credenciamento provisório da instituição no Sisbacen e a inclusão de seus dados de identificação no Unicad, o Deorf encaminha mensagem, por e-mail, à pessoa indicada pela instituição para inclusão dos dados cadastrais, informando os dados necessários para o acesso ao Unicad.

Assim que receber tais informações, o responsável pela inclusão dos dados cadastrais deve alterar a senha provisória, por razões de segurança. A nova senha deve ter no mínimo 6 e no máximo 8 dígitos, podendo conter letras e algarismos, começando com letra, observado que o sistema faz distinção entre maiúsculas e minúsculas.

A senha recém-criada é válida por 90 dias. No caso de a senha perder a validade, a instituição deve solicitar nova senha ao Deorf.

O Unicad pode ser acessado clicando aqui.

Base Legal: Perguntas e Respostas do Banco Central do Brasil (Checado pela VRi Consulting em 11/01/25).

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.

Abaixo dados para doações via pix:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.