Postado em: - Área: Drawback.
O que caracteriza o ciclo de fabricação, indicado no Art. 20, da Portaria SECEX nº 44/2020?
O ciclo de fabricação compreende o período entre:
a. Recepção, no estoque da empresa, dos produtos importados, ou adquiridos no mercado interno, ao amparo do drawback.
E
b. Disponibilidade, no estoque da empresa, do produto final a exportar, que consumiu ou empregou os insumos importados, ou adquiridos no mercado interno, recepcionados no item “a”.
Os regimes aduaneiros de natureza suspensiva/isenção condicional, como o Drawback, utilizam o conceito de "limite espaço-temporal do processo produtivo". O conceito de insumo empregado no processo ou ciclo produtivo pressupõe a relação de pertinência entre os gastos com bens e serviços e o limite espaço-temporal do processo produtivo. Portanto, não podem ser considerados insumos, na jurisprudência do CARF, bens ou serviços que venham a ser consumidos antes de iniciado o processo produtivo ou depois que ele tenha se consumado.
Recomenda-se verificação da Ementa do Acórdão nº 3302-005.646 do CARF.
Base Legal: Questão 5.4 do Perguntas Frequentes (Drawback) do Portal Único Siscomex (Checado pela VRi Consulting em 12/01/25).Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.