Postado em: - Área: Nota Fiscal Eletrônica - NF-e.

Dúvidas técnicas (SP): Solução para o erro 656

1) Pergunta:

Qual o procedimento para solucionar o erro 656 - “Rejeição: Consumo Indevido”?

2) Resposta:

É retornado o erro 656 - “Rejeição: Consumo Indevido” quando a mesma solicitação é transmitida mais 5 vezes no prazo de 1(uma) hora.

Para conseguir transmitir novamente a mesma solicitação, deve aguardar no mínimo 1(uma) hora.

Deve-se ficar claro que o bloqueio não é do emitente, mas sim da requisição. Se o contribuinte alterar qualquer informação na NF-e e tentar transmiti-la, o erro 656 não ocorrerá.

Base Legal: Perguntas Frequentes da NF-e do Estado de São Paulo (Checado pela VRi Consulting em 13/07/25).

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.

Abaixo dados para doações via pix:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.