Postado em: - Área: IRPJ e CSLL.
Como a pessoa jurídica deve formalizar sua opção pelo regime de tributação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) com base no lucro presumido?
Primeiramente, cabe recordar nossos leitores que a opção pela tributação do Imposto de renda da Pesso Jurídica (IRPJ) com base no lucro presumido será definitiva em relação a todo o ano-calendário.
Quanto à opção pelo Lucro Presumido, ela será manifestada com o pagamento da 1ª (primeira) ou única quota do IRPJ devido correspondente ao 1º (primeiro) período de apuração de cada ano-calendário.
As pessoas jurídicas que tenham iniciado suas atividades a partir do 2º (segundo) trimestre do ano-calendário manifestarão a sua opção por meio do pagamento da 1ª (primeira) quota ou quota única do imposto devido relativa ao período de apuração do início de atividade.
Base Legal: Art. 13, § 1º da Lei nº 9.718/1998; Art. 26, § 1º da Lei nº 9.430/1996 e; Art. 587, §§ 1º e 4º do RIR/2018 (Checado pela VRi Consulting em 18/01/25).Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.