Postado em: - Área: Nota Fiscal paulista.
A entidade era cadastrada em uma área de atuação e mudou para outra, mas ainda tem créditos a resgatar do período em que atuava na antiga área. Como resgatar os créditos?
Por exemplo: entidade atuava na área de Assistência Social e mudou para a área da Saúde e ainda tem créditos de quando atuava na área da Assistência Social.
Nos casos como o do exemplo acima, para que a entidade possa utilizar créditos obtidos anteriormente e também ser beneficiada com novos créditos:
1) A entidade deve estar efetivamente cadastrada na Secretaria de Estado correspondente à sua nova atividade (ex. Secretaria Estadual da Saúde); e
2) Esta Secretaria de Estado deve cadastrar a entidade como "ativa" nesta nova área de atuação dentro do Sistema NFP.
Ou seja, a mudança de área de atuação não requer nenhuma providência adicional no Sistema NFP, tampouco junto à Secretaria da Fazenda. Contudo, é necessário cadastrar-se junto à Secretaria de Estado correspondente e, para tornar-se beneficiária do Programa NFP dentro desta nova área, a Secretaria de Estado correspondente deverá cadastrar a entidade como ativa no Sistema NFP.
Para saber como se cadastrar em cada uma das Secretarias de Estado, acesse o guia: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp/Paginas/Guia-Cadastro-Entidade.aspx
Caso tenha seguido todos estes passos e ainda assim não consiga utilizar seus créditos, entre em contato com a Secretaria de Estado para se certificar de que o item 2 foi devidamente atendido. Verifique também se o cadastro está ativo seguindo o guia: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp/Paginas/Guia-Entidades-Como-saber-se-esta-inativa.aspx
Referência: Artigo 42 da Resolução SF 80/2018.
Base Legal: Questão sobre "entidades sociais" do Perguntas Frequentes do Portal da Nota Fiscal Paulista (Checado pela VRi Consulting em 09/02/25).Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.