Postado em: - Área: Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Escrituração fiscal: Material de uso e/ou consumo

1) Pergunta:

Como o estabelecimento industrial deverá escriturar a Nota Fiscal de aquisição de material de uso e/ou consumo emitida por comerciante?

2) Resposta:

A Nota Fiscal de aquisição de material de uso e/ou consumo emitida por comerciante deverá ser escriturada no Livro Registro de Entradas (LRE), Modelo 1, do estabelecimento industrial ou equiparado a industrial utilizando-se, para tanto, das colunas:

  1. "Data da Entrada": data da entrada efetiva do material no estabelecimento ou data da sua aquisição se o produto não entrar no estabelecimento;
  2. "Documento Fiscal": espécie, série, se houver, número e data do documento fiscal correspondente à operação, bem como o nome do emitente e seus números de inscrição no CNPJ e no Fisco Estadual, facultado, às Unidade federada (UF), dispensar a escrituração das duas últimas colunas referidas neste item;
  3. "Procedência": abreviatura da outra UF, se for o caso, onde se localiza o estabelecimento emitente;
  4. "Valor Contábil": valor total constante do documento fiscal;
  5. "Codificação”:
    1. "Código Contábil": o mesmo código que o contribuinte eventualmente utilizar no seu Plano de Contas Contábil; e
    2. "Código Fiscal": o previsto no Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP);
  6. "Valores Fiscais" e "Operações Sem Crédito do Imposto - Outras": o valor da operação por tratar-se de entrada de produtos que não confiram ao estabelecimento crédito do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Registramos que não serão escrituradas as colunas "Valores Fiscais" e "Operações Com Crédito do Imposto" porque não houve fato gerador do IPI na saída do estabelecimento fornecedor.

Base Legal: Art. 456, caput, § 2º, I a V e VII, "b" do RIPI/2010 (Checado pela VRi Consulting em 19/01/25).

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.

Abaixo dados para doações via pix:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.