Órgão: Coordenador-Geral do Sistema de Tributação (CST).

Parecer Normativo CST nº 99, de 02/07/1970

PARECER NORMATIVO CST Nº 99, DE 02 DE JULHO DE 1970

(Publicado(a) no DOU de 24/07/1970, seção 1, página 0)

Ementa

As sociedades e fundações de caráter beneficente, filantrópico, caritativo, religioso, cultural, instrutivo, científico, artístico, literário, recreativo, esportivo e as associações e sindicatos de classe que gozem de isenção do imposto de renda, não estão obrigados à correção monetária de ativo imobilizado de que trata a Lei nº 4.357/64.

As entidades relacionadas na ementa, quando não obrigadas ao recolhimento do imposto de renda em virtude de isenção devidamente reconhecida pela autoridade fiscal, estão dispensadas da obrigatoriedade de correção monetária de que trata o art. 3º da Lei nº 4.357/64, de 16 de julho de 1964.


À consideração superior.



Comentários em 23/11/2005:

Parecer superado.

A correção monetária, objeto do Parecer, foi extinta pelo art. 4º da Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995.

Entendimento válido no período em que vigorou a correção monetária das demonstrações financeiras (cabe observar que o Parecer trata da correção monetária do ativo imobilizado, depois substituída pela correção das contas do ativo permanente e do patrimônio líquido).

Base Legal: Parecer Normativo CST nº 99, de 02/07/1970.
Informações Adicionais:

Este material foi postado no Portal pela Equipe Técnica da VRi Consulting e está sujeito às mudanças em decorrência das alterações efetuadas pelo(a) Coordenador-Geral do Sistema de Tributação (CST).

Não é permitido a utilização comercial dos materiais aqui publicados sem a autorização escrita dos proprietários do Portal VRi Consulting, pois os mesmos estão protegidos por direitos autorais. A utilização para fins exclusivamente educacionais é permitida, desde que indicada a fonte.

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.

Abaixo dados para doações via pix:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.