Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
4: Trabalhadores de serviços administrativos
42: Trabalhadores de atendimento ao público
422: Trabalhadores de informações ao público
4221: Recepcionistas
4221-30: Concierge
| Código | Sinômino |
|---|---|
| A ocupação nº 4221-30 não possui sinônimo(s). | |
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Grade A (organizar informações a serem prestadas): atualizar banco de dados do estabelecimento; colher feed-back das informações prestadas; colher principais notícias e manchetes do dia; consultar catálogo de produtos e serviços da empresa; consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa; consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos; consultar solicitações especiais de hóspedes; identificar o espaço físico da empresa; interagir com os outros departamentos; visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
Grade B (observar normas internas de segurança): acionar alarme de segurança em caso de assalto; certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes; cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes; conferir documentos com identificação; conferir idoneidade dos clientes; manter anonimidade do hóspede quando solicitado; notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas; protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
Grade C (planejar o cotidiano): acompanhar as solicitações dos hóspedes; averiguar agenda semanal de eventos; checar solicitações dos hóspedes; distribuir jornais, revistas, flores etc.; organizar as entregas aos hóspedes; organizar materiais de trabalho; participar de reuniões na troca de turnos; planejar o dia seguinte; providenciar solicitações de reservas especiais; resolver pendências do dia anterior;
Grade D (agendar serviços): agendar reservas / consultas dos clientes; agendar transfers e carros executivos; fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes; providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
Grade E (recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros): acolher o cliente e passageiro; informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
Grade F (prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros): auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção; auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.; auxiliar o cliente com informações financeiras; auxiliar o hóspede com atendimento médico; auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários; auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital; dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros; fornecer informações meteorológicas; fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas; intermediar na obtenção de autorizações dos convênios; oferecer auxílio para a bagagem; possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
Grade G (responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros): atender o cliente com informações precisas; propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
Grade H (fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes): lançar despesas em contas; oferecer transporte ao cliente; solicitar o serviço de manobrista;
Grade I (prestar atendimnto/ apoio personalizado ao hóspede): auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral); auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes; estabelecer rede de contatos para atendimento de sokicitações dos clientes; oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades; prestar assistência ao hóspede em casod e extravio de bagagem; providenciar a compra de ingressos para eventos em geral; providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspdes;
Grade Y (comunicar-se): circular informações internas; comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva; coordenar equipe; estabelecer contato/comunicação visual com o cliente; ouvir com atenção;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir com bom senso; demonstrar autonomia; demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes; demonstrar conhecimentos de informática; demonstrar eficiência; demonstrar empatia; demonstrar entusiasmo; demonstrar espírito de equipe; demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro; demonstrar interesse; demonstrar paciência; demonstrar pró atividade; demonstrar respeito mútuo; demonstrar senso de organização; demosntrar iniciativa;