Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
4: Trabalhadores de serviços administrativos
42: Trabalhadores de atendimento ao público
422: Trabalhadores de informações ao público
4221: Recepcionistas
4221-20: Recepcionista de hotel
| Código | Sinômino |
|---|---|
| 4221-20 | Guest relations |
| 4221-20 | Recepcionista caixa |
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Grade A (organizar informações a serem prestadas): consultar catálogo de produtos e serviços da empresa; consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa; consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos; identificar o espaço físico da empresa; interagir com os outros departamentos;
Grade B (observar normas internas de segurança): acionar alarme de segurança em caso de assalto; cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes; cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes; conferir documentos com identificação; guardar volumes de prestadores de serviços; notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas; registrar acompanhantes;
Grade C (planejar o cotidiano): averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo; averiguar agenda semanal de eventos; averiguar horário de saída dos grupos; bloquear apartamento; distribuir jornais, revistas, flores etc.; distribuir malotes; imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia; imprimir relatórios de controle; organizar materiais de trabalho; participar de reuniões na troca de turnos; planejar o dia seguinte; preparar o ´mise-en-place´; providenciar solicitações de reservas especiais;
Grade D (agendar serviços): agendar reservas / consultas dos clientes; fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
Grade E (recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros): acolher o cliente e passageiro; anunciar a chegada do cliente; avisar o concierge da chegada do hóspede; cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros; encaminhar o cliente para os diversos setores; fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes; fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente; fornecer serviço de cofre; pedir forma de garantia de pagamento; propor associação de programas de fidelidade; verificar cadastro e reserva; verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
Grade F (prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros): anotar telefonemas e recados; auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção; auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.; auxiliar o cliente com informações financeiras; auxiliar o cliente no caixa eletrônico; auxiliar o hóspede com atendimento médico; auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários; auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital; dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros; enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes; fornecer informações meteorológicas; fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas; oferecer auxílio para a bagagem; possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão; prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento; realizar câmbio de moedas; transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações; transmitir recados e fax;
Grade G (responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros): atender o cliente com informações precisas; propiciar informações gerais por telefone interna e externamente; retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos; transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
Grade H (fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes): atualizar conta; confirmar se o cliente possui programa de milhagem; efetuar acertos em contas; efetuar cobrança ´no show´; emitir extrato de contas; emitir notas fiscais e recibos; emitir o cartão de liberação de saída; encerrar a conta no sistema; encerrar o ´pos´ (point of sale); fechar contas masters; lançar despesas em contas; oferecer transporte ao cliente; receber pagamentos; solicitar a avaliação do desempenho do hotel; solicitar a devolução das chaves dos apartamentos; solicitar o serviço de manobrista;
Grade Y (comunicar-se): circular informações internas; comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva; coordenar equipe; ouvir com atenção;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir com bom senso; demonstrar autonomia; demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes; demonstrar conhecimentos de informática; demonstrar eficiência; demonstrar empatia; demonstrar entusiasmo; demonstrar espírito de equipe; demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro; demonstrar interesse; demonstrar paciência; demonstrar pró atividade; demonstrar respeito mútuo; demonstrar senso de organização; demosntrar iniciativa;