Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
26: Comunicadores, artistas e religiosos
262: Profissionais de espetáculos e das artes
2628: Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
2628-15: Coreógrafo
| Código | Sinômino |
|---|---|
| 2628-15 | Bailarino coreógrafo |
| 2628-15 | Coreógrafo bailarino |
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Grade A (realizar apresentação pública de dança): supervisionar equipe de adereços e figurinos; supervisionar equipe de bailarinos; supervisionar equipe de cenografia; supervisionar equipe de iluminação; supervisionar equipe de maquiagem e caracterização; supervisionar equipe de multimídia; supervisionar equipe de música;
Grade B (conceber projeto cênico em dança): conceber soluções cênicas; configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc); configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos; considerar o espaço e o público na concepção cênica; criar movimentos nas variadas linguagens de dança; definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística; desenvolver idéia ou tema; escolher música, texto, imagens, objetos etc; experimentar movimentos, sequências de movimento; improvisar movimentos; investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc); levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc); recriar passos codificados; reelaborar gestos, passos e seqüências; registrar gestos, passos e seqüências; selecionar equipe artística; selecionar gestos, passos e seqüências; selecionar técnicas corporais;
Grade C (concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica): articular as partes da obra coreográfica; construir qualidade dramática do e pelo movimento; coordenar equipes de criação; elaborar ações físicas no espaço e no tempo; expressar imagens, idéias, narrativas na obra coreográfica; expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica; gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc); gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística; participar de provas de figurino, maquiagem e adereços; participar de sessões de registro e gravação de imagens; selecionar elenco; transpor idéias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
Grade D (ensaiar coreografia): experimentar ações, passos, gestos e movimentos; experimentar o uso de objetos na dança; fazer marcações de luz, som, cena, espaço; participar de ensaios gerais; trasmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
Grade E (preparar o corpo para dança): avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
Grade F (pesquisar movimentos, gestos e dança): desenvolver experimentação e improvisos; estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos; explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc); incorporar diferentes linguagens artísticas; investigar linguagens; levantar material sobre o tema; registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audio-visual etc; selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
Grade G (ensinar dança): ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
Grade Z (demonstrar competências pessoais): adaptar-se a situações imprevistas; conhecer seus limites psico-físicos; demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes); desenvolver capacidade de observação e percepção; desenvolver consciência cinesiológica; desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços; desenvolver sensibilidade artística; liderar equipes; manter corpo preparado; trabalhar em equipe;