CBO nº 2124-15 (analista de sistemas de automação):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

21: Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia

SubGrupo:

212: Profissionais da informática

Família:

2124: Analistas de tecnologia da informação

Ocupação:

2124-15: Analista de sistemas de automação

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 2124-15 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (desenvolver sistemas de tecnologia da informação): codificar programas; definir alternativas físicas de implantação; dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas; escolher ferramentas de desenvolvimento e/ou de testes; especificar a arquitetura dos sistemas; especificar aplicativos e sistemas; implantar sistemas; levantar fontes de dados; levantar necessidades do cliente/usuário; modelar dados; montar protótipo dos sistemas; participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;

Grade B (administrar ambiente de tecnologia da informação): administrar ambiente operacional; administrar banco de dados; administrar perfil de acesso às informações; administrar recursos de rede; controlar acesso aos dados e recursos; corrigir falhas nos sistemas; executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas; identificar falhas nos sistemas; monitorar performance dos sistemas; realizar auditoria de sistemas; realizar revisões técnicas;

Grade C (prestar suporte técnico ao cliente/usuário): acionar suporte de terceiros; configurar software e/ou sistemas operacionais; consultar documentação técnica; consultar fontes alternativas de informações; instalar software e aplicativos e/ou drivers; realizar simulações em ambiente controlado;

Grade D (elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação): descrever processos (fluxo de atividades); documentar acordo de níveis de serviço (sla); documentar capacidade e performance; documentar estrutura da rede; documentar níveis de serviços; documentar soluções disponíveis; elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.); elaborar dicionário de dados; elaborar especificação técnica; elaborar manuais do sistema; inventariar software e hardware;

Grade E (estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação): definir metodologias a serem adotadas; definir nomenclatura padrão; definir padrões de interface com cliente/usuário; definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços; especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional; estabelecer padrões de software; participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;

Grade F (projetar soluções de tecnologia da informação): adequar soluções a necessidade do cliente; apresentar alternativas de solução; avaliar proposta de fornecedores; divulgar solução; elaborar propostas técnicas; identificar necessidade do cliente; negociar alternativas com clientes ou fornecedores; propor mudanças de processos e metodologias;

Grade G (pesquisar inovações em tecnologia da informação): analisar funcionalidade do produto; avaliar desempenho do produto; avaliar novas tecnologias; comparar alternativas tecnológicas; construir ambiente de teste; pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;

Grade H (elaborar planejamento e execução de testes): elaborar caso de testes; testar sistemas;

Grade Y (comunicar-se): disseminar conhecimento; divulgar documentação; divulgar utilização de novos padrões; elaborar estudos de viabilidade técnica e/ou econômica; elaborar relátorios técnicos; emitir pareceres técnicos; interagir com áreas afins; participar de fóruns de discussão; prestar consultoria técnica; registrar ocorrências;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro; demonstrar capacidade de concentração; demonstrar capacidade de criatividade; demonstrar capacidade de flexibilidade; demonstrar capacidade de iniciativa; demonstrar capacidade de memorização; demonstrar capacidade de organização; demonstrar capacidade de proatividade; demonstrar capacidade de raciocínio abstrato; demonstrar capacidade de raciocínio lógico; demonstrar capacidade de resiliência; demonstrar capacidade de senso analítico; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão; demonstrar empatia com público-alvo; trabalhar em equipe;

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