Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
13: Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
131: Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
1313: Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais
1313-05: Diretor de instituição educacional da área privada
| Código | Sinômino | 
|---|---|
| 1313-05 | Diretor adjunto de escolas privadas | 
| 1313-05 | Diretor de centro de educação infantil (creche e pré-escola) privado | 
| 1313-05 | Diretor de centro de formação profissional privado | 
| 1313-05 | Diretor de colégio privado | 
| 1313-05 | Diretor de escola privada | 
| 1313-05 | Diretor de escola religiosa privada | 
| 1313-05 | Diretor de estabelecimento de ensino fundamental privado | 
| 1313-05 | Diretor de estabelecimento de ensino médio privado | 
| 1313-05 | Diretor de estabelecimento de ensino superior privado | 
| 1313-05 | Diretor de internato privado | 
| 1313-05 | Diretor de unidade integrada de pré-escola privada | 
| 1313-05 | Subdiretor de ensino privado | 
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Grade A (planejar atividades educacionais): adequar cursos à legislação vigente; analisar viabilidade econômica das atividades; avaliar disponibilidade de recursos materiais; definir grade curricular; definir indicadores de avaliação; estabelecer metas de matrículas; estabelecer metas financeiras; organizar calendário escolar; organizar horários de cursos;
Grade B (coordenar atividades administrativas): aplicar normas disciplinares; decidir sobre contratação e demissão de professores; decidir sobre realocação de pessoal; definir processos de promoção funcional; estabelecer normas de funcionamento da instituição; participar na contratação de profissionais; responder por documentos escolares; supervisionar registros escolares;
Grade C (coordenar atividades pedagógicas): avaliar desenvolvimento profissional do professor; disponibilizar recursos instrucionais; efetivar a aplicação de metodologias de ensino; instituir programas de treinamento e desenvolvimento; integrar ações pedagógico-administrativas; propor serviços educacionais;
Grade D (avaliar atividades educacionais): analisar concorrência; avaliar as expectativas dos clientes; avaliar as tendências da demanda por educação; definir nichos de mercado; propor novas atividades de ensino;
Grade E (interagir com a comunidade e setor público): disponibilizar serviços da instituição para a comunidade; organizar atividades de extensão com a comunidade; participar da elaboração de projetos comunitários; promover parcerias com instituições públicas e privadas; representar a instituição junto à comunidade; representar a instituição junto a organismos do poder público;
Grade F (participar do planejamento estratégico da instituição): configurar cenários institucionais; definir projetos prioritários; elaborar plano diretor; elaborar planos de contingência; estabelecer sistema de qualidade; participar da construção da missão institucional; participar da definição de estratégias de marketing; participar da elaboração de propostas pedagógicas; participar da identificação de oportunidades e riscos de mercado; participar na construção de visão de futuro da instituição; participar na definição dos objetivos da instituição; propor projetos para geração de novos recursos;
Grade G (gerir recursos financeiros): acompanhar execução de orçamentos; acompanhar relatórios financeiros; analisar níveis de inadimplência; autorizar despesas; participar na elaboração do orçamento; realizar prestação de contas;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir com flexibilidade; agir com paciência; demonstrar capacidade de resolução de problemas; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe; evidenciar comunicabilidade; evidenciar empatia; exercer liderança; manter estabilidade emocional; trabalhar com comprometimento;