Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
7: Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
76: Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas
761: Trabalhadores das industrias têxteis
7614: Trabalhadores de acabamento, tingimento e estamparia das indústrias têxteis
7614-15: Operador de calandras (tecidos)
| Código | Sinômino |
|---|---|
| 7614-15 | Operador de máquinas de flanelar (peletizar, lixar) tecidos |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (organizar área de trabalho para acabamento, tingimento e estamparia de tecidos): abastecer máquinas com produtos químicos, fibras soltas, fios, tecidos e peças confeccionadas; elaborar requisição de materiais para beneficiamento de fibras soltas, fios, tecidos e peças confeccionadas; identificar fios, tecidos e produtos químicos; interpretar ordens de serviços; preparar banhos de beneficiamento para fibras soltas, fios, tecidos e peças confeccionadas; selecionar ferramentas e instrumentos para ajuste de máquinas;
Grade B (trabalhar com segurança): identificar condições inseguras; identificar resíduos agressivos ao meio ambiente; limpar local de trabalho; selecionar resíduos para reciclagem; utilizar equipamentos de proteção individual;
Grade F (realizar acabamento de fibras soltas, fios, tecidos e peças confeccionadas): calandrar tecidos de malhas (largura e alinhamento horizontal); fixar pigmentos (polimerizar) tecidos estampados;
Grade G (monitorar máquinas de acabamento, tingimento e estamparia de tecidos): identificar defeitos mecânicos, elétricos e hidráulicos; monitorar a velocidade da máquina; monitorar o controle elétrico e eletrônico; monitorar ph, temperatura, hidrofilidade e umidade do tecido; monitorar temparatura do banho e secagem; monitorar tensão do tecido;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): adaptar-se; dar provas de acuidade visual; demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal; demonstrar iniciativa; demonstrar objetividade; discriminar cores; discriminar imagens; evidenciar força física; evidenciar senso de disciplina; manter atenção concentrada; manter atenção difusa; manter auto-estima;