Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
5: Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
51: Trabalhadores dos serviços
511: Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
5111: Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
5111-10: Comissário de trem
| Código | Sinômino |
|---|---|
| A ocupação nº 5111-10 não possui sinônimo(s). | |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações): checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo; checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros; checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
Grade B (controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza): abastecer o depósito ou paiól de alimentos, bebidas e materiais de limpeza; receber gêneros alimentícios e produtos de limpeza; verificar a apresentação das refeições e bebidas;
Grade C (atender aos passageiros): acomodar os passageiros especiais; auxiliar no embarque e desembarque de passageiros; auxiliar passageiros na acomodação de bagagens; conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais; descrever pontos turísticos, fatos históricos e lendas; informar os passageiros sobre as acomodações; informar os passageiros sobre particularidades do vôo ou percurso; oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto; recepcionar passageiros; vender alimentos e bebidas;
Grade D (demonstrar procedimentos de segurança e de emergência): monitorar atitudes dos passageiros;
Grade E (servir refeições preparadas e bebidas): colocar bebidas no gelo; montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições; repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
Grade F (zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações): conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações; distribuir sacos para materiais descartáveis;
Grade G (preparar relatórios e ou documentação): emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo; emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens; emitir relatório de prestação de contas de produtos vendidos; registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo; relatar as condições de limpeza;
Grade H (agir em situações de emergência): ajudar na desobstrução da via férrea; combater fogo a bordo; informar os passageiros sobre situações de emergência; prestar primeiros socorros às pessoas;
Grade I (trabalhar com segurança): auxiliar o maquinista na operação de chaves; comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação; fazer cumprir normas e procedimentos de segurança; realocar bagagens perigosas; retirar anéis e alianças; retransmitir mensagens ao maquinista; sinalizar ao maquinista nas manobras em passagem de nível; usar equipamentos de proteção;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares; adaptar-se a mudanças de fusos horários; agir com cortesia; atualizar-se profissionalmente; comunicar-se em outros idiomas; dar provas de agilidade; dar provas de desprendimento; demonstrar boa apresentação pessoal; demonstrar empatia; demonstrar facilidade de comunicação verbal; demonstrar iniciativa; demonstrar liderança; demonstrar organização; evidenciar equilíbrio emocional; identificar-se com a profissão; trabalhar em equipe;