Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
4: Trabalhadores de serviços administrativos
42: Trabalhadores de atendimento ao público
421: Caixas, bilheteiros e afins
4212: Coletadores de apostas e de jogos
4212-10: Recebedor de apostas (turfe)
| Código | Sinômino |
|---|---|
| 4212-10 | Auxiliar de apostas |
| 4212-10 | Caixa de turfe |
| 4212-10 | Mensageira |
| 4212-10 | Operador de teleturfe |
| 4212-10 | Vendedor de apostas de turfe |
| 4212-10 | Vendedor de poule |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (ordenar tarefas): conectar terminais de apostas; conservar limpo o ambiente de trabalho; estabelecer o limite de aposta dos clientes de acordo com o seu poder aquisitivo; expor os resultados impressos dos produtos; fazer levantamento do crédito do cliente; repor os volantes dos jogos; trocar fitas e bobinas das máquinas de apostas;
Grade B (atender clientes): expor os produtos e serviços disponíveis; fornecer programas de apostas; informar as condições da raia; informar forfaits (cavalos que não irão correr); informar o calendário de apostas; informar o horário de encerramento das apostas; informar o local da corrida; informar sobre o dia e horário dos serviços prestados; informar sobre produtos e serviços; oferecer atendimento diferenciado para sócios; orientar o preenchimento de formulários e volantes; pagar os ganhadores via terminal; prestar informações sobre taxas e multas de tributos em atraso; tornar o ambiente de trabalho organizado e agradável; validar premios via terminal;
Grade C (vender produtos de loteria e turfe): conferir o valor do jogo; digitar tíquetes de apostas; manter estoque de todos os produtos; receber apostas por telefone; receber o valor correspondente da aposta; ter informações sobre os produtos disponíveis; vender revistas das corridas semanais;
Grade D (realizar recebimento de contas e de apostas): fornecer comprovante das apostas/contas; fornecer o resultado dos jogos por telefone;
Grade E (cativar o clientes): cadastrar clientes; divulgar promoções e sorteios de brindes aos clientes; divulgar site da lotérica e turfe para os clientes; praticar relações de urbanidade com os clientes;
Grade F (administrar fluxo de caixa): cancelar apostas e contas; ficar responsável pelo numerário de caixa; imprimir relatório do resumo do dia; prestar contas do movimento diário de produtos de caixa; prestar contas do movimento diário do terminal de apostas; sangrar caixa conforme limite da seguradora;
Grade Y (comunicar-se): adequar a linguagem; dominar os jargões da área; identificar-se com crachá; utilizar uniforme e logotipo da empresa;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar agilidade; demonstrar capacidade de superação; demonstrar criatividade; demonstrar dinamismo; demonstrar habilidade com cálculos; demonstrar idoneidade; demonstrar paciência; demonstrar responsabilidade; demonstrar simpatia; demonstrar versatilidade; manter-se atento à situações de perigo; manter-se atualizado;