Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
4: Trabalhadores de serviços administrativos
42: Trabalhadores de atendimento ao público
421: Caixas, bilheteiros e afins
4211: Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
4211-10: Bilheteiro de transportes coletivos
| Código | Sinômino |
|---|---|
| 4211-10 | Agente operacional de estação |
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Grade A (receber valores de vendas de produtos e serviços): consultar tabela de preços, tarifas e prazos; disponibilizar os produtos e serviços no guichê; informar ao cliente o valor a ser pago; solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente;
Grade B (controlar numerários e valores): abrir o caixa; contar numerário; controlar fluxo de caixa; efetuar o fechamento do caixa; efetuar sangria conforme limite; efetuar troco; registrar entrada de numerário; registrar entrada de produtos com valor de numerário; registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido; ressarcir o cliente por danos e prejuízos; sangrar valores do caixa; verificar autenticidade das cédulas recebidas;
Grade D (prestar informações): afixar tabelas de preços, tarifas e prazos; consultar código de defesa do consumidor; consultar os procedimentos e normas da empresa; informar documentação e normas para embarque; informar horários de partida e chegada; informar itinerários; informar o horário de atendimento ao público; informar o local e horário das paradas; informar preço de passagem; orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;
Grade E (realizar atividades técnico-administrativas): arquivar documentos e cupons fiscais; controlar estoque de materiais; efetuar pedidos de materiais; ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho; organizar arquivos; participar de cursos de treinamento; preencher relatórios administrativos;
Grade Y (comunicar-se): anotar pedidos via telefone; atender as necessidades dos clientes; encaminhar os clientes aos setores competentes; orientar clientes via telefone; propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos; realizar pesquisa pós-venda; realizar pesquisa pré-venda; solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir com ética; demonstrar agilidade; demonstrar assiduidade; demonstrar conhecimentos de informática; demonstrar eficiência; demonstrar empatia; demonstrar fluência verbal; demonstrar honestidade; demonstrar paciência; demonstrar pontualidade; demonstrar responsabilidade; manter sigilo profissional; manter-se atualizado; mostrar-se atencioso; relacionar-se com urbanidade; trabalhar em equipe;