Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
4: Trabalhadores de serviços administrativos
42: Trabalhadores de atendimento ao público
421: Caixas, bilheteiros e afins
4211: Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
4211-05: Atendente comercial (agência postal)
| Código | Sinômino |
|---|---|
| 4211-05 | Atendente comercial em agência postal |
| 4211-05 | Atendente em agência de correios |
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Grade A (receber valores de vendas de produtos e serviços): calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa; carimbar documentos e objetos; consultar tabela de preços, tarifas e prazos; disponibilizar os produtos e serviços no guichê; emitir cupom fiscal; informar ao cliente o valor a ser pago; informar as condições de pagamento; oferecer produtos e serviços aos clientes; pagar benefícios; pesar objetos; processar remessa de numerário por meio de serviços postais; receber contas e tributos; registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico; solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente; vender produtos e serviços via telefone;
Grade B (controlar numerários e valores): abrir o caixa; abrir o sub-caixa; conferir cheques recebidos; contar numerário; controlar fluxo de caixa; efetuar balancete de fechamento contábil; efetuar o fechamento do caixa; efetuar o fechamento do sub-caixa; efetuar sangria conforme limite; efetuar troco; registrar entrada de numerário; registrar entrada de produtos com valor de numerário; registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido; ressarcir o cliente por danos e prejuízos; sangrar valores do caixa; verificar autenticidade das cédulas recebidas;
Grade C (tratar objetos): entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais; expedir objetos; fazer triagem de objetos para caixas postais; fazer triagem interna de objetos registrados; protocolar o recebimento de objetos registrados;
Grade D (prestar informações): afixar tabelas de preços, tarifas e prazos; consultar código de defesa do consumidor; consultar os procedimentos e normas da empresa; divulgar promoções e eventos; informar código de endereçamento postal; informar o horário de atendimento ao público; orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas; orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;
Grade E (realizar atividades técnico-administrativas): arquivar documentos e cupons fiscais; controlar a freqüência dos funcionários; controlar estoque de materiais; efetuar pedidos de materiais; ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho; organizar arquivos; participar de cursos de treinamento; preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos; preencher relatórios administrativos; transmitir dados do movimento diário;
Grade Y (comunicar-se): anotar pedidos via telefone; atender as necessidades dos clientes; encaminhar os clientes aos setores competentes; orientar clientes via telefone; propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos; realizar pesquisa pós-venda; realizar pesquisa pré-venda; solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir com ética; demonstrar agilidade; demonstrar assiduidade; demonstrar conhecimentos de informática; demonstrar eficiência; demonstrar empatia; demonstrar fluência verbal; demonstrar honestidade; demonstrar paciência; demonstrar pontualidade; demonstrar responsabilidade; manter sigilo profissional; manter-se atualizado; mostrar-se atencioso; relacionar-se com urbanidade; trabalhar em equipe;