Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
3: Técnicos de nivel médio
35: Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
354: Técnicos de nivel médio em operações comerciais
3548: Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos
3548-15: Agente de viagem
| Código | Sinômino |
|---|---|
| 3548-15 | Consultor de viagem |
| 3548-15 | Coordenador de turismo |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (montar pacotes de turismo): acompanhar planos de metas; calcular custo de pacotes; contatar prestadores de serviços turísticos e de apoio; definir cronogramas e atividades de pacotes turísticos; elaborar roteiros personalizados e para grupos; identificar atrativos turísticos para desenvolvimento de pacotes turísticos; montar planos de metas; realizar visitas prévias de avaliação dos serviços turísticos;
Grade B (vender serviços turísticos): alugar carros; emitir passagens; emitir vouchers; prestar assistência no embarque ou desembarque; vender hospedagem; vender opcionais; vender pacotes turísticos e excursões; vender passagens aéreas, hidroviárias e terrestres; vender roteiros personalizados; vender seguro de viagem e assistência; verificar satisfação do cliente (pós venda);
Grade C (organizar eventos): preparar documentos para formalização de contratos;
Grade E (contratar fornecedores de serviços): contratar atrações artísticas e culturais; contratar fornecedores de serviços receptivos; contratar guias de turismo; contratar hospedagem; contratar serviços de apoio de eventos; contratar serviços de transporte; liberar ordem de pagamento do serviço prestado; verificar qualidade do serviço prestado;
Grade F (planejar eventos): elaborar orçamento; identificar necessidades do cliente/autoridade; realizar pesquisas;
Grade G (promover serviços turísticos): montar tarifários; participar de treinamentos para venda de pacotes turísticos; participar de viagens de familiarização de produtos turísticos; participar de workshop e encontros técnicos;
Grade I (reservar serviços turísticos): controlar prazos de reservas; encaminhar relação de clientes aos prestadores de serviços contratados; programar o pré-pagamento para datas especiais; providenciar reserva de serviços;
Grade Y (comunicar-se): divulgar produtos e serviços; elaborar material promocional; elaborar relatórios; orientar cliente e/ou autoridade sobre documentação de viagem;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar capacidade de atuação ( physique de role); demonstrar capacidade de liderança; demonstrar capacidade de organização; demonstrar capacidade de resolver situações imprevistas; demonstrar fluência verbal; demonstrar iniciativa; demonstrar persuasão; intermediar interesses; transmitir segurança e confiança;