Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
3: Técnicos de nivel médio
35: Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
354: Técnicos de nivel médio em operações comerciais
3545: Corretores de seguros
3545-05: Corretor de seguros
| Código | Sinômino |
|---|---|
| 3545-05 | Securitário |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (relacionar-se com a seguradora): cadastrar-se na seguradora; contatar os departamentos da seguradora; discutir junto à seguradora a aceitação do risco; intermediar a relação entre seguradora e segurado; negociar taxas e comissões com seguradora; participar de reuniões com segurados e seguradora; propor a criação de novo produto de seguro; representar o segurado junto à seguradora;
Grade B (empregar técnicas de vendas): anunciar em jornais e revistas; distribuir brindes; emitir mala direta de produtos; instalar bandeira da seguradora no ponto de vendas; operar sistema telemarketing;
Grade C (vender seguros): avaliar a situação financeira das companhias seguradoras; conferir os dados da apólice; enviar apólice ao segurado; fechar contrato; identificar as necessidades do cliente; negociar proposta com cliente; oferecer opção de seguradora; oferecer promoção aos clientes; orientar o cliente sobre seguro; prospectar clientes; solicitar inspeção de risco; visitar o cliente;
Grade D (operacionalizar a informática): agendar vencimentos dos seguros; arquivar em computador os dados do cliente; controlar fluxo de caixa; elaborar proposta, cálculo e endosso; montar página na internet (site); pesquisar informações sobre seguros via internet; transmitir proposta à seguradora; verificar a emissão da apólice;
Grade E (prestar assistência ao segurado): acompanhar o sinistro até sua liquidação; acordar com a seguradora o pagamento de sinistro; ajustar contratos para acompanhar alteração do risco; coletar dados de sinistro; comunicar a seguradora do sinistro; controlar os pagamentos dos clientes; montar processo de sinistro; prestar informações sobre os contratos;
Grade F (administrar o negócio): definir atribuições dos funcionários; estabelecer a rotina de trabalho dos funcionários; estabelecer metas de vendas; recrutar funcionários; supervisionar equipe de vendas; treinar funcionários no trabalho;
Grade Y (comunicar-se): operar aparelho de fax para receber e enviar documentos; parabenizar os clientes nos seus aniversários; participar de eventos da classe; promover a divulgação do seguro; redigir documentos; usar o telefone para se relacionar com seguradora e segurado; utilizar coreio eletrônico (e-mail) para corresponder-se com seguradora e segurado;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): administrar a ansiedade e o estresse; agir com otimismo e perseverância; agir com presteza; assumir responsabilidade pelos seus atos profissionais; buscar a fidelidade do cliente; buscar atualização na área de seguros; delegar responsabilidades aos seus funcionários; demonstrar cultura geral; manter boa aparência; respeitar a assiduidade e a pontualidade; transmitir segurança; zelar pela ética profissional;